Lua Rosa acontecerá neste domingo (13); entenda o fenômeno

Lua Rosa acontecerá neste domingo (13); entenda o fenômeno

Este domingo (13) será marcado pelo fenômeno da Lua Rosa, o primeiro surgimento da lua cheia após o início do outono no Hemisfério Sul.

Nesta data, a Lua estará em seu apogeu — ou seja, no ponto mais distante da Terra em sua órbita. Por isso, ela poderá parecer um pouco menor do que o habitual, caracterizando também o fenômeno conhecido como “microlua”.

  • Confira: Há uma escultura na Lua: conheça a peça Astronauta 

Por que o nome “Lua Rosa?”

Apesar do nome, a Lua Rosa não ganhará tonalidade rosada no céu. A nomenclatura vem de uma flor nativa da América do Norte, a rosa-musgo (Phlox subulata), que costuma florescer completamente por volta dessa época do ano.

Embora o nome sugira uma mudança na cor da Lua, o apelido “Lua Rosa” é uma referência ao desabrochar de uma flor. (Fonte: GettyImages)

A Lua Rosa atingirá seu pico de iluminação em 13 de abril de 2025, às 21h22 no horário de Brasília (BRT).

A aparição da Lua Rosa também guarda um significado no calendário cristão. É comemorada a data da Páscoa no primeiro domingo após a aparição da Lua Rosa.

Curte observar o céu e os fenômenos astronômicos? Siga o TecMundo nas redes sociais para acompanhar as próximas luas cheias, eclipses e tudo que rola no espaço!

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Tecnologia e inovação: instituições fomentam cooperação para o setor de defesa durante “Seminário de Integração”

Tecnologia e inovação: instituições fomentam cooperação para o setor de defesa durante “Seminário de Integração”

Publicado em 16/07/2025 15h04 Atualizado em 16/07/2025 18h46 Brasília (DF) 16/7/2025 - No âmbito da defesa, estimular a troca de experiências entre governo, indústria e academia fomenta o desenvolvimento de parcerias e impulsiona o aperfeiçoamento de programas, produtos e serviços. Tendo em vista esses e outros benefícios para o setor, o , por intermédio da