ViaMobilidade resgata quase 150 animais nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda em três anos

ViaMobilidade resgata quase 150 animais nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda em três anos

Desde 2022, a ViaMobilidade já resgatou quase 150 animais silvestres nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda dos trens metropolitanos. Só em 2025, 29 animais já foram salvos, entre eles, 13 patos e um sagui na Linha 9-Emeralda. A concessionária mantém equipes especializadas em manejo de fauna, que atuam junto a autoridades ambientais para garantir a segurança dos animais e dos passageiros.

Os resgates seguem protocolos técnicos e ambientais rigorosos. Quando um animal é avistado nas imediações das vias, a operação ferroviária pode ser pausada para viabilizar o salvamento sem riscos. Após a captura, os animais passam por avaliação veterinária e, se necessário, são encaminhados a centros de reabilitação ou ONGs. “Nosso time de meio ambiente é preparado para atender as demandas e retirar esses animais com segurança, fazendo o máximo para não impactar a operação”, afirma André Costa, diretor da ViaMobilidade – Linhas 8 e 9.

Patos resgatados na Linha 9-Esmeralda: ações como essa refletem o compromisso da ViaMobilidade com a preservação da fauna e a segurança nas operações ferroviárias (Foto: Divulgação)

Além dos resgates, a empresa investe em medidas preventivas, como a instalação de cercas, sensores e câmeras para monitorar áreas de risco. Parcerias com ONGs e especialistas também são mantidas para promover ações de educação ambiental e proteção da fauna. Um exemplo de convivência sustentável ocorre na Estação Sagrado Coração, da Linha 8-Diamante, onde vive uma família de saguis. A empresa realiza campanhas para orientar os usuários a não alimentar ou interagir com os animais.

O compromisso da ViaMobilidade vai além do transporte. A atuação integrada entre tecnologia, cuidado com os animais e informação à população reforça a importância de iniciativas que conciliem infraestrutura urbana e preservação ambiental, contribuindo para um sistema de transporte mais seguro, responsável e sustentável.

Fonte: Via Mobilidade,

FAQ – Resgate e proteção da fauna nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da ViaMobilidade

1. O que acontece quando um animal silvestre é avistado nas proximidades dos trilhos das linhas operadas pela ViaMobilidade?
Quando um animal é identificado nas áreas próximas às vias férreas, a operação ferroviária pode ser temporariamente pausada para garantir um resgate seguro. As equipes especializadas da ViaMobilidade, em parceria com órgãos ambientais, capturam o animal e realizam uma avaliação veterinária. Dependendo da condição, o animal é encaminhado para reabilitação ou devolvido ao habitat natural.

2. Quais medidas a ViaMobilidade adota para evitar que animais entrem nas áreas dos trilhos?
A concessionária investe em ações preventivas, como a instalação de cercas, sensores e câmeras para monitoramento de áreas críticas. Além disso, promove campanhas de conscientização e atua em parceria com ONGs e especialistas para proteger a fauna local e evitar acidentes.

3. Os usuários podem interagir com os animais encontrados nas estações?
Não. A ViaMobilidade orienta os passageiros a não alimentar nem interagir com os animais silvestres, como os saguis presentes na Estação Sagrado Coração. A empresa realiza ações educativas para garantir a segurança dos animais e das pessoas, além de preservar o equilíbrio do ecossistema urbano.

LEIA TAMBÉM

Lisboa lança projeto que promove inclusão social através do treino de cães abandonados

Tosse dos canis: como prevenir a doença no meu cão?

Troca de pelos nos cães e gatos: Quando ela acontece?

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Jovem larga emprego para viajar pelo Brasil ao lado de pet em carro popular

Jovem larga emprego para viajar pelo Brasil ao lado de pet em carro popular

Uma jovem de São José dos Campos, no interior de São Paulo, largou o emprego de carteira assinada para viver uma grande aventura ao lado da cadela de estimação, Isis, da raça Golden Retriever. Ana Clara Uchoa, de 25 anos, percorre estados do Brasil em um carro popular acompanhada da cachorra de estimação. As duas