Ação promoveu uma vivência concreta de situações cotidianas, unindo teoria e prática de forma lúdica e funcional.
Os estudantes do Atendimento Educacional Especializado (AEE) do Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) Baixo Guandu participaram, ao longo das últimas semanas, do projeto “Supermercado do AEE”. A atividade integra o “Arraiá do Sistema Monetário do AEE”, organizado pelas professoras Simone da Penha Pedrosa Palcich e Geovanna Ramos Machado Raymundi, com apoio do Supermercado São José, localizado no município de Baixo Guandu.
A proposta teve início com o estudo do gênero textual “lista”, por meio do qual cada estudante elaborou sua própria relação de compras. Em seguida, os alunos visitaram o Supermercado São José e realizaram uma pesquisa de preços em diferentes setores do estabelecimento.
O ponto alto do projeto foi a simulação de um supermercado dentro da escola. Para viabilizar a experiência, o Supermercado São José cedeu itens, carrinhos e até caixa registradora. Coube aos próprios estudantes do AEE etiquetar os produtos com os preços previamente levantados.
Com a parceria da professora Melissa do Carmo Schreder, do curso técnico em Informática, foi desenvolvido um aplicativo para o cadastro dos produtos e leitura dos códigos de barras, permitindo a integração entre o aprendizado e a tecnologia.
A inauguração do “Supermercado do AEE” envolveu toda a comunidade escolar. Estudantes, professores e funcionários participaram da simulação de compras, enquanto os alunos do AEE se revezavam nas funções de operadores de caixa, embaladores e atendentes. A ação promoveu uma vivência concreta de situações cotidianas, unindo teoria e prática de forma lúdica e funcional.
O objetivo foi proporcionar aos estudantes o desenvolvimento de habilidades matemáticas relacionadas ao uso do dinheiro, noções de valor, cálculo de preços e troco, além de competências linguísticas, com a produção das listas de compras, e tecnológicas, por meio do uso do aplicativo criado na escola.
“O Supermercado do AEE se torna ainda mais significativo por ser construído junto com os estudantes. Eles participam de cada etapa, se sentem parte do processo e aprendem com mais sentido. Outro ponto importante é a participação de toda a escola, o que fortalece a inclusão de forma efetiva”, destacou a professora do Atendimento Educacional Especializado, Simone da Penha Pedrosa Palcich.
A estudante Iesa Maria da Costa Ovani contou com entusiasmo sobre sua participação: “Gostei muito de participar do supermercado e de ficar no caixa, achei que não ia dar conta, mas no final fiquei muito feliz, pois percebi que além de dar conta eu aprendi muito.”
Envie sua sugestão de pauta para:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-7707