Operação ‘Zero Grau’ resulta na prisão de líder de associação criminosa especializada em furto e desmanche de motocicletas

Operação ‘Zero Grau’ resulta na prisão de líder de associação criminosa especializada em furto e desmanche de motocicletas

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), em ação conjunta com a Guarda Civil Municipal (GCM) da Serra, prendeu, no dia 07 de julho, um homem apontado como líder de uma associação criminosa responsável por furtar motocicletas e desmontá-las para a venda ilegal de peças. A prisão foi realizada em cumprimento a mandado de prisão preventiva, no âmbito da Operação “Zero Grau”, que tem como foco o combate aos crimes de furto, receptação e adulteração de veículos automotores, especialmente motocicletas.

As informações foram divulgadas em coletiva de imprensa realizada nessa segunda-feira (14), na Chefatura da Polícia Civil, em Vitória.

O delegado-geral adjunto da PCES, José Lopes, destacou a importância da divulgação das ações da Polícia Civil como forma de estimular a colaboração da sociedade nas investigações. “Sempre é importante a divulgação das prisões, porque as pessoas ligam para o 181 ou entram em contato com a Guarda Municipal ou outra unidade policial, repassando informações que muitas vezes não estávamos cientes. Divulgar o trabalho transmite à população a sensação de segurança, mostrando que estamos atuando para prevenir furtos, roubos e outros crimes em nosso Estado”, disse José Lopes.

A vice-prefeita e Secretária de Defesa Social da Prefeitura da Serra, Gracimeri Gaviorno, também ressaltou a relevância do trabalho conjunto das forças de segurança. “A Guarda Municipal está atuando de forma integrada com a Polícia Civil. Estamos nas ruas todos os dias, recebemos informações e mantemos contato direto com a população. Essa aproximação é o que possibilita resultados positivos como este”, salientou Gracimeri Gaviorno.

O titular da DFRV, delegado Luiz Gustavo Ximenes, explicou os detalhes da investigação. “Fizemos diversos levantamentos e chegamos ao nome do suspeito, líder de uma organização criminosa especializada em desmanche de motocicletas. Desde o início da Operação Zero Grau, intensificamos o combate à subtração, receptação e adulteração de veículos. Por serem veículos de pequeno porte, o furto e desmanche de motos é ágil, o que dificulta o rastreamento. Com apoio da Guarda Municipal, conseguimos identificar o chefe dessa associação”, disse o delegado.

O delegado também relatou como o suspeito atuava. “Ele contratava indivíduos aleatórios, inclusive adolescentes, para realizar os furtos. Pagava entre R$ 2.500,00 e R$ 3.000,00 por cada motocicleta. As motos eram rapidamente desmanchadas em imóveis alugados e as peças inseridas no mercado ilegal. Com base nessas informações, instauramos um inquérito por organização criminosa e, em dezembro, recuperamos três motocicletas adulteradas em sua residência. Continuamos com a ação controlada e conseguimos novos elementos para subsidiar o pedido de prisão, que foi decretado em maio deste ano. Também identificamos outro imóvel usado como desmanche”, detalhou Ximenes.

As investigações revelaram ainda que o suspeito havia fugido para a Bahia, onde, no dia 26 de junho de 2025, cometeu um duplo homicídio qualificado, com motivação ligada ao tráfico de drogas. A motocicleta usada por ele permaneceu na casa alugada naquele estado. O criminoso possui passagens anteriores por roubo e envolvimento com uma facção criminosa que atuava no transporte e distribuição de entorpecentes.

Após os procedimentos de praxe, ele foi encaminhado ao sistema prisional.


Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

Informações à Imprensa:

(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
   

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Polícia Civil apreende 170 gramas de maconha e prende suspeito de tráfico em Venda Nova do Imigrante

Polícia Civil apreende 170 gramas de maconha e prende suspeito de tráfico em Venda Nova do Imigrante

Policiais civis da Delegacia Especializada de Narcóticos (Denarc) da 11ª Delegacia Regional de Venda Nova do Imigrante prenderam em flagrante um homem de 25 anos, durante diligências realizadas no Centro do município, na tarde da última quinta-feira (02). A ação resultou na apreensão de aproximadamente 170 gramas de maconha, 12 gramas de crack, porções de