Primeiramente, imagine um evento capaz de reunir arte comunitária e debate ambiental em um único espaço. Dessa forma, o Espírito Santo se prepara para sediar um encontro inédito que conecta produção cultural de base com a urgência das mudanças climáticas. De fato, as inscrições já estão disponíveis para participação.
A Secretaria da Cultura (Secult) acaba de abrir o período de cadastro para a 4ª Teia Estadual de Pontos de Cultura e Memória do Espírito Santo, além do 4º Fórum Cultura Viva. Consequentemente, artistas e coletivos certificados de todo o estado têm até 12 de janeiro para garantir sua vaga pela plataforma Mapa Cultural.
Evento acontece no fim de janeiro de 2026
A programação está prevista para o período de 30 de janeiro a 1º de fevereiro de 2026. Nesse sentido, a iniciativa é uma parceria entre o Governo do Estado, o Ministério da Cultura (MinC) e a Rede Estadual Cultura Viva. Ou seja, trata-se de uma articulação que envolve as três esferas do poder público.
Quem pode se inscrever na Teia Estadual?
Por outro lado, nem todos os interessados podem participar. Certamente, o requisito principal é possuir certificação do MinC ou pré-certificação por editais municipais e estaduais. Assim sendo, será obrigatória a apresentação do Certificado Cultura Viva ou comprovante de homologação em edital. Cada organização pode indicar um representante, porém aquelas certificadas simultaneamente como Ponto de Cultura e de Memória terão direito a duas vagas.
Fórum elege delegados para encontro nacional
Além disso, o 4º Fórum Cultura Viva funcionará como espaço deliberativo. Em outras palavras, os participantes construirão diretrizes para a Política Estadual Cultura Viva e escolherão representantes para a 6ª Teia Nacional. Portanto, o encontro vai muito além da celebração artística.
Tema central propõe diálogo urgente
Sob o tema “Pontos de Cultura pela Justiça Climática”, o evento promove intercâmbio estético e troca de experiências entre Pontos e Pontões de Cultura. Sem dúvida, essa é considerada uma das políticas públicas culturais mais relevantes do país.
Finalmente, para esclarecer dúvidas, entre em contato pelo e-mail culturaviva@secult.es.gov.br, pelos telefones (27) 3636-7062 ou (27) 3636-7110 / 3636-7111, ou via WhatsApp (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto).
Direto Notícias Imparcial, Transparente e Direto!