A população do litoral de São Paulo tem enfrentado uma situação pouco comum nos últimos dias. O denso nevoeiro que tem se formado no litoral prejudica a visibilidade nas estradas e no mar, o que impacta na navegação das balsas e navios, e também esconde o sol. Em alguns dias, o nevoeiro se formou só de manhã cedo e depois o sol predominou. Em outros, formou de manhã cedo, se dissipou e voltou no fim da tarde. Nesta quinta-feira, o nevoeiro se prolongou até pela tarde!
Frente fria movimenta o ar nos próximos dias
A atmosfera tem estado estável, sem grande movimentação no Sul e no Sudeste por causa da forte massa de ar quente que vem predominando nos últimos dias.
Porém, nova frente fria que avança forte sobre o Sul do Brasil está movimentando a atmosfera, causando ventos que misturam o ar. Esta frente fria chega ao litoral de São Paulo nesta sexta-feira e causa chuva, ventos moderados e queda da temperatura no fim de semana.
Esse video super legal feito pelo @augusto.pegorim mostra a densa névoa que ainda encobria a região de São Sebastião por volta das 2 horas da tarde!!😮 Repare no navio dentro da névoa.
Este outro vídeo também de @augusto.pegorim mostra Caraguatatuba às 18 horas da segunda-feira, 19 de agosto.
Nevoeiro marítimo se forma em locais onde existe grande contraste térmico entre o mar e o ar. A temperatura do ar está bem mais alta do que a temperatura da água do mar ou do lago ou do rio. Comparativamente nestes últimos dias o mar está frio em relação a ao muito quente que estamos sentido no continente.
Na imagem de satélite, o nevoeiro aparece como densa camada de nuvens baixas só sobre o litoral.
Nevoeiro marítimo visto pelo satélite GOES 16 em 19/8/24 no litoral do Sul e do Sudeste
Nevoeiro marítimo no Sul e Sudeste em 18-8-24