Cafés capixabas dominam o pódio do Coffee of the Year 2024

Cafés capixabas dominam o pódio do Coffee of the Year 2024

Mais uma vez o Espírito Santo se consagra como o maior produtor de cafés de excelência do Brasil. Na premiação nacional “Coffee Of The Year 2024”, os cafés capixabas conquistaram as principais colocações nas categorias arábica e canéfora, consolidando a fama do Estado como referência em qualidade. A premiação aconteceu na tarde desta sexta-feira (22), durante a Semana Internacional do Café, realizada em Belo Horizonte (MG).

Com uma participação expressiva de 26 cafés finalistas – 17 de arábica e nove de canéfora –, o Espírito Santo dominou a premiação, conquistando os primeiros lugares em ambas as categorias e, no total, oito prêmios. Esse resultado é um reconhecimento à qualidade e à diversidade da produção cafeeira capixaba.

O pódio do prêmio foi dominado por produtores da região do Caparaó. Paulo Roberto Alves, do Sítio Campo Azul, de Divino de São Lourenço, foi o grande campeão da categoria Arábica. Em seguida, na terceira colocação, ficou Douglas Dutra Vieira, do Sítio Cordilheiras, de Iúna. Completando o pódio, Afonso Lacerda, do Sítio Forquilha do Rio, de Dores do Rio Preto, conquistou a quarta posição.

Na categoria Canéfora, o primeiro lugar ficou com Antônio Cézar Demartini Landi, do Sítio Vargem Alta, de Jerônimo Monteiro. Neusa Maria da Silva de Souza e Talles da Silva de Souza, ambos do Sítio Grãos de Ouro, em Muqui, ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

“É com imenso orgulho e satisfação que celebramos mais uma vez o reconhecimento da qualidade do nosso café capixaba. Os prêmios conquistados são a prova incontestável de que o Estado é o maior produtor de cafés de excelência do Brasil. Nossas indicações geográficas, como o Caparaó, Montanhas e Conilon, têm se destacado por produzir cafés com características únicas e sabores inigualáveis. Essa diversidade é resultado de um trabalho árduo de nossos produtores, que aliam tradição e conhecimento técnico a práticas sustentáveis”, afirmou o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), tem desempenhado um papel crucial no fortalecimento da cafeicultura. O Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cafeicultura do Espírito Santo, com foco em governança, sustentabilidade, tecnologia e inclusão social, tem proporcionado aos produtores capixabas acesso a recursos, conhecimento e ferramentas para aumentar a produtividade e a qualidade do café, além de promover práticas mais sustentáveis.

“A qualidade do café capixaba é fruto de um conjunto de fatores: o clima favorável, os solos férteis, os investimentos do Governo do Estado em pesquisa e tecnologia, e, acima de tudo, a paixão e o cuidado de cada produtor. Mas este sucesso não se constrói sozinho. Contamos com o apoio de toda a cadeia produtiva, desde os pequenos agricultores até as grandes exportadoras, passando por parceiros públicos e privados”, comentou o secretário.

Com quase 70% de suas propriedades rurais dedicadas ao cultivo do café, o Espírito Santo é o segundo maior produtor brasileiro da bebida e o maior produtor de conilon do País. A produção capixaba, que ultrapassa 10 milhões de sacas anualmente, é exportada para mais de 100 países.

Confira como ficou o pódio:

Arábica1° lugar – Paulo Roberto Alves – Sítio Campo Azul – Divino de São Lourenço – Caparaó

3° lugar – Douglas Dutra Vieira – Sítio Cordilheiras – Iúna – Caparaó

4° lugar – Afonso Lacerda – Sítio Forquilha do Rio – Dores do Rio Preto -Caparaó

7° lugar – Deneval Miranda Vieira – Sítio Cordilheiras – Iúna – Caparaó

Canéfora1° lugar – Antônio Cézar Demartini Landi – Sítio Vargem Alta – Jerônimo Monteiro – Sul do Espírito Santo

2º lugar – Neusa Maria da Silva de Souza – Sítio Grãos de Ouro – Muqui – Sul do Espírito Santo

3° lugar – Talles da Silva de Souza – Sítio Grãos de Ouro – Muqui – Sul do Espírito Santo

5° lugar – Luiz Claudio de Souza -Sítio Grãos de Ouro -Muqui – Sul do Espírito Santo


Assessoria de Comunicação da Seag
Priscila Contarini / Mike Figueiredo
(27) 3636-3700 / (27) 99645-4694 / (27) 99616-5840
comunica.seag@gmail.com

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

O triste diagnóstico de câncer de próstata de Biden: perguntas não respondidas e ataques de maga

O triste diagnóstico de câncer de próstata de Biden: perguntas não respondidas e ataques de maga

Deixe de lado a política por um momento, o que eu sei que é basicamente impossível neste ambiente sobrealimentado. Não há como não sentir simpatia por Joe Biden como ser humano depois que seu diagnóstico de câncer de próstata foi divulgado no domingo. Ele tem uma doença grave e com risco de vida. Tenho muitas