EMCFA celebra 14 anos de criação consolidando a interoperabilidade das Forças Armadas

EMCFA celebra 14 anos de criação consolidando a interoperabilidade das Forças Armadas


Publicado em

22/11/2024 13h43


Atualizado em
22/11/2024 13h49


Brasília (DF), 22/11/2024 – 
Nos quatro cantos do país, militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica estão em permanente estado de prontidão em defesa da soberania, assegurando a integridade territorial e atuando quando a população mais precisa. Neste sentido, o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) desempenha, há 14 anos, um papel essencial no planejamento e na coordenação do emprego conjunto das Forças Armadas em diversas frentes, como em operações e exercícios conjuntos, na assistência humanitária e no apoio à sociedade. 

“No último ano, nossas Forças Armadas demonstraram seu valor em operações cruciais: combatendo incêndios e mitigando os efeitos da seca no Pantanal e na Amazônia, apoiando as comunidades indígenas Yanomami, garantindo a segurança no G20, assegurando a tranquilidade nas eleições municipais e prestando apoio às vítimas das enchentes no sul do país. Cada ação reforça nosso compromisso com a nação e a proteção de nossos concidadãos”,  ressalta o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire.  

EMCFA_Internet_menor.jpg
.

O EMCFA foi criado em 25 de agosto de 2010, para promover e coordenar a interoperabilidade entre as forças singulares e assessorar o Ministro da Defesa, além de coordenar a atuação conjunta dos Comandos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. A sua missão envolve a defesa do país, atuando, também, em operações de paz, humanitárias e de resgate.

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)

(61) 3312-4071

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

O triste diagnóstico de câncer de próstata de Biden: perguntas não respondidas e ataques de maga

O triste diagnóstico de câncer de próstata de Biden: perguntas não respondidas e ataques de maga

Deixe de lado a política por um momento, o que eu sei que é basicamente impossível neste ambiente sobrealimentado. Não há como não sentir simpatia por Joe Biden como ser humano depois que seu diagnóstico de câncer de próstata foi divulgado no domingo. Ele tem uma doença grave e com risco de vida. Tenho muitas