Cancelamento de Contratos de Renovação Automática: Adriana Ventura Propõe Projeto para Facilitar Processo

Cancelamento de Contratos de Renovação Automática: Adriana Ventura Propõe Projeto para Facilitar Processo

Na última sexta-feira (06), a deputada federal Adriana Ventura (NOVO-SP) propôs o Projeto de Lei (PL) 4734/2024, que busca alterar o Código de Defesa do Consumidor para facilitar o cancelamento de contratos de renovação automática.

Foto: Adriana Ventura em uma comissão na Câmara dos Deputados (créditos: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados).

“A gente não pode ser refém da burocracia das empresas. Quando queremos cancelar alguma coisa, é um direito nosso”, afirmou Adriana pelas redes sociais.

Clique aqui e acompanhe Adriana Ventura pelas redes sociais!

O projeto de lei

A medida propõe que, em contratos de renovação automática, a empresa deve apresentar ao consumidor uma opção de cancelamento imediato com a mesma facilidade do processo de contratação.

Assim, o PL destaca que o pedido de suspensão deve ter efeito instantâneo, cancelando cobranças futuras.

Além disso, o prestador do serviço deve entrar em contato com o pagador com no mínimo sete dias antes do vencimento do contrato de renovação automática, oferecendo a opção de cancelamento pelo mesmo canal.

Atualmente a burocracia dificulta o cancelamento de contratos de renovação automática

Na justificativa, a deputada do NOVO aponta que é comum que o consumidor perceba, com surpresa, débitos em sua conta por conta de contratos de renovação automática.

Apesar disso, essa é uma prática amplamente empregada por empresas de telefonia e de serviços digitais. Isso muitas vezes é acompanhado de um processo de cancelamento propositalmente demorado e complexo, dificultando a rescisão contratual.

“A falta de clareza e a burocracia excessiva tornam o cancelamento um verdadeiro desafio, levando o consumidor a continuar pagando por serviços que não deseja mais utilizar”, acrescenta a parlamentar.

Ela também destaca que a suspensão imediata é um ponto fundamental, porque, em certos casos, o fornecedor continua cobrando valores do cliente, afirmando que ainda existem etapas para finalizar o processo de cancelamento.

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Motta diz que aguarda conversa de relator com bancadas para decidir se pauta anistia

Motta diz que aguarda conversa de relator com bancadas para decidir se pauta anistia

Política e Administração Pública Presidente da Câmara afirmou que não conversou com o presidente do Senado sobre o tema 25/09/2025 - 14:31   Marina Ramos / Câmara dos Deputados Hugo Motta: "Preciso de um pouco mais de tempo para entender o sentimento da Casa" O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que