Governo Federal abre curso de capacitação de registro e rastreio de armas de fogo a servidores da Segurança Pública

Governo Federal abre curso de capacitação de registro e rastreio de armas de fogo a servidores da Segurança Pública

02/04/2025 10h51 – Atualizado em
02/04/2025 10h52

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), lançou, na quarta-feira (26/03), em parceria com o Instituto Sou da Paz, o curso de registro e rastreio de armas de fogo. A capacitação, na modalidade à distância, é direcionada a profissionais que compõem o Sistema Único de Segurança Pública (Susp). As matrículas estão abertas na Rede EaD Senasp.

O secretário Nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo, ressaltou a importância do controle e da rastreabilidade das armas de fogo. Segundo ele, um dos principais desafios enfrentados pelo País é a circulação de armamentos sem registro, o que facilita desvios e contrabando.

“Esse curso é uma ferramenta essencial. Ele nos ajuda a identificar a origem das armas, prevenir o tráfico e evitar desvios, que hoje representam um dos maiores problemas da segurança pública no Brasil”, afirmou.

Sarrubbo reforçou também a relevância do diálogo entre forças policiais na construção de políticas públicas eficazes. “Capacitações como essa permitem que os profissionais que estão na linha de frente contribuam com informações fundamentais para o aperfeiçoamento das estratégias de segurança”, disse.

A diretora de Ensino e Pesquisa da Senasp, Michele dos Ramos, por sua vez, destacou que o marco legal sobre armas de fogo no Brasil é resultado de um esforço conjunto de diversos setores da sociedade, com a participação do Governo Federal, dos governos estaduais e de especialistas na área.

Segundo ela, a agenda de controle de armas vai além das questões técnicas e envolve a aplicação de políticas públicas alinhadas à realidade dos profissionais que atuam diariamente na segurança pública. “Precisamos compreender as práticas adotadas nos estados, organizar dados e avançar no enfrentamento desse desafio, que impacta tanto a segurança pública quanto a democracia”, ressaltou.

A expectativa é de que o curso contribua para fortalecer a agenda de controle de armas na América do Sul e para ampliar o conhecimento e a cooperação entre os países da região.

Texto: Reprodução do portal do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Ação conjunta resulta no cumprimento de mandado de prisão em São Gabriel da Palha

Ação conjunta resulta no cumprimento de mandado de prisão em São Gabriel da Palha

Em operação integrada realizada na manhã desse domingo (17), a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia de Polícia (DP) de São Gabriel da Palha e a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), cumpriram mandado de prisão expedido pelo Poder Judiciário, resultando na captura de um indivíduo de 25 anos que se