Censipam celebra 23 anos e destaca ferramentas para proteção do meio ambiente amazônico e marítimo brasileiro

Censipam celebra 23 anos e destaca ferramentas para proteção do meio ambiente amazônico e marítimo brasileiro


Publicado em

24/04/2025 10h59


Atualizado em
24/04/2025 12h24


Brasília (DF), 23/4/2025 –
“Inovação, compromisso e sustentabilidade para o futuro das Amazônias Legal e Azul” (território marítimo brasileiro). É com esse intuito que o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), órgão vinculado ao (MD), há 23 anos promove ações estratégicas que fortalecem a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável dessas regiões. Criada em 17 de abril de 1980, a instituição comemorou a data com uma cerimônia, nesta quarta-feira (23), na sua sede em Brasília (DF). O evento foi transmitido online para os três Centros regionais de Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Belém (PA).

20250423 - Aniversário de 23 anos do Censipam .jpg
.

Na ocasião, o Diretor-Geral Adjunto do Censipam, Harley Angelo de Moraes, destacou os avanços tecnológicos na proteção da Amazônia durante o decorrer da história do órgão. “Em todas as nossas atividades, desde as ações mais operativas, como as de desintrusão de terras indígenas, até as de caráter humanitário, como foi o apoio à população do Rio Grande do Sul, nossa missão foi clara: proteger a Amazônia, proteger o Brasil e proteger as pessoas. Mas, além disso, também desenvolvemos ferramentas inovadoras que fazem toda a diferença no dia a dia de tantas pessoas. O Painel do Fogo, o SIPAM Hidro e o SIPAM SAR são exemplos do nosso compromisso com a melhoria da vida de tantos brasileiros. Elas são mais do que ferramentas; são provas do nosso esforço em prevenir desastres, inibir atividades ilegais e, com isso, reduzir os impactos da destruição que, sem elas, poderiam ter acontecido”, ressaltou. 

Durante o evento, foram homenageados os servidores e colaboradores da pasta mais antigos e que se destacaram pela ética, compromisso e espírito colaborativo. Houve, ainda, a premiação do primeiro concurso interno de fotografia do órgão, que registrou o paisagismo e os monumentos históricos das capitais onde há Centros regionais. 

Aniversário_de_23_anos_do_Censipam_-_Hisaac_Gomes-MD_(1_de_1).jpg
.

A cerimônia foi acompanhada  pela Secretária-Geral Adjunta da Secretária-Geral do (MD), Cinara Wagner Fredo; da Secretária Adjunta da Secretaria de Produtos de Defesa (Seprod) do MD, Juliana Ribeiro Larenase; e do Secretário  de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais (Sepesd) do MD, Idervânio da Silva Costa, além do Diretor do Censipam, Rafael Pinto Costa, entre outras autoridades civis e militares.

Atuação do Censipam 

Criado pelo Governo Federal há 23 anos, o Censipam tem como missão gerenciar, estrategicamente, o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). Entre as principais atribuições estão propor, acompanhar, implementar e executar as políticas, diretrizes e ações do sistema. Ao longo de sua história, desenvolveu algumas ferramentas tecnológicas que geram informações em tempo próximo ao real. Para tanto, o órgão utiliza dados gerados por uma infraestrutura tecnológica, a partir de sensoriamento remoto, radares, estações meteorológicas e plataformas de coleta de dados instaladas nas áreas sob monitoramento, que permitem fomentar ações para preservação ambiental, proteção e desenvolvimento sustentável dos ambientes amazônicos e marítimos brasileiros. Dentre elas: 

Sipam Hidro O Sistema de Monitoramento e Alerta Hidrometeorológico é um sistema para o monitoramento hidrológico da região amazônica. Esse sistema utiliza dados de sensores, modelagem hidrológica e geointeligência para acompanhar o comportamento dos rios e bacias hidrográficas na Amazônia. Ele é fundamental para prever e monitorar eventos extremos, como cheias e secas, auxiliando na gestão de recursos hídricos, na proteção das populações ribeirinhas e na prevenção de desastres naturais. 

Painel do Fogo – é uma ferramenta para monitorar e rastrear focos de incêndio em tempo real na Amazônia. Esse painel utiliza dados de satélites e sistemas de geointeligência para detectar áreas onde há queimadas e incêndios florestais, proporcionando uma visão atualizada e detalhada das ocorrências de fogo na região, como  localização, intensidade e extensão dos focos de incêndio, permitindo uma resposta rápida e coordenada para combater as queimadas.

SipamSAR é um sistema de monitoramento do desmatamento na Amazônia que utiliza radares de abertura sintética a bordo de satélites para realizar o monitoramento da superfície terrestre. A tecnologia SAR é capaz de visualizar o terreno mesmo que ele esteja sob cobertura de nuvens. Desta forma, durante a época de fortes chuvas na Amazônia, que duram cerca de oito meses, o radar consegue obter imagens do terreno e monitorar o desmatamento.

Por Helena L’acosta
Fotos: Hissac Gomes 

Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom)
(MD)
(61) 3312-4071

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Censipam realiza seminário sobre sensores meteorológicos com programação técnica voltada ao setor especializado

Censipam realiza seminário sobre sensores meteorológicos com programação técnica voltada ao setor especializado

Publicado em 05/08/2025 15h26 Atualizado em 05/08/2025 15h38   Brasília (DF), 5/8/2025 – O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), vinculado ao , realizará o IV Seminário de Gestão de Sensores Meteorológicos. O evento ocorrerá nos dias 19 a 22 de agosto, na sede do Censipam, em Brasília. A edição