PCES conclui investigação sobre tentativa de latrocínio e série de roubos em ônibus na Serra

PCES conclui investigação sobre tentativa de latrocínio e série de roubos em ônibus na Serra

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), concluiu a investigação de uma tentativa de latrocínio contra um motorista de ônibus e uma série de roubos cometidos dentro de um coletivo no bairro Carapina, na Serra, no dia 07 de maio deste ano. Durante a ação criminosa, o motorista foi esfaqueado por um suspeito de 21 anos, que atuava com o apoio de dois adolescentes.

O suspeito do crime foi preso em junho no Estado de Minas Gerais, após trabalho de investigação e inteligência. Ele confessou não apenas essa ação, mas outros sete crimes semelhantes. Ao todo, nove vítimas foram ouvidas no curso da investigação.

Durante coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (07), na Chefatura da Polícia Civil, em Vitória, o delegado-geral da PCES, José Darcy Arruda, destacou a importância da prisão: “Muito importante essa prisão desses perpetradores, porque eles agiram com requinte de crueldade. Eles tiraram a paz do transporte coletivo e, com a atuação do Deic, conseguimos identificá-los e prendê-los. Isso traz mais tranquilidade aos usuários, que poderão ir e vir com mais segurança.”

Segundo ele, houve uma redução de 48% nos crimes de roubo a coletivos no Espírito Santo entre os anos de 2014 e 2025. “Isso é resultado do trabalho conjunto das forças de segurança, em especial das equipes do Deic e da Delegacia Especializada de Crimes Contra Passageiros, que vêm atuando na identificação e prisão dos principais autores desses crimes, contribuindo para a maior sensação de segurança dos usuários do transporte público”, destacou o delegado-geral José Darcy Arruda.  

Segundo o chefe do Departamento Especializado de Investigações Criminais, delegado Gabriel Monteiro, o crime foi cometido por um grupo liderado pelo suspeito, conhecido no meio policial. “As investigações apontaram que ele comandava diversos roubos a coletivos na região de Carapina, junto a adolescentes. No dia do crime, eles anunciaram o assalto dentro do ônibus e, após subtrair os pertences das vítimas, ordenaram que o motorista parasse em uma rodovia escura. Como o motorista se recusou, o suspeito passou por debaixo da roleta e desferiu diversos golpes de facão na cabeça e nos braços da vítima”, relatou o delegado.

As imagens das câmeras internas do coletivo ajudaram na identificação do suspeito e dos comparsas. Ele foi localizado em Minas Gerais, na casa do irmão, e preso ainda enquanto dormia, sem apresentar resistência. Durante o interrogatório, confessou a autoria dos crimes. “Ele declarou, sem demonstrar arrependimento, que comete esse tipo de crime desde os 16 anos e que estava recrutando adolescentes para atuarem com ele nos assaltos”, informou o delegado Gabriel Monteiro.

“O suspeito liderava uma associação criminosa denominada ‘Tropa do Guigui’, que agia na região de Carapina. O grupo tem como prática o aliciamento de menores para a prática de crimes como roubo e tentativa de homicídio. O líder foi detido em Minas Gerais e, além da tentativa de latrocínio, ele responderá por corrupção de menores. Já foram identificados cinco adolescentes envolvidos diretamente e outros suspeitos seguem sendo investigados”, completou o delegado.


Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834

(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
    

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Ação conjunta resulta no cumprimento de mandado de prisão em São Gabriel da Palha

Ação conjunta resulta no cumprimento de mandado de prisão em São Gabriel da Palha

Em operação integrada realizada na manhã desse domingo (17), a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia de Polícia (DP) de São Gabriel da Palha e a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), cumpriram mandado de prisão expedido pelo Poder Judiciário, resultando na captura de um indivíduo de 25 anos que se