Confira a lista das práticas e textos selecionados para compor o “Sawabona: Práticas Pedagógicas e Escritas de Resistência”.
A Secretaria da Educação (Sedu) divulga, nesta quarta-feira (20), o resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado, realizado por meio do Edital nº 20/2025, referente ao material que comporá o II Caderno Orientador de Educação para as Relações Étnico-raciais (ERER) – Sawabona: Práticas Pedagógicas e Escritas de Resistência.
A iniciativa envolveu professores, diretores, coordenadores, coordenadores pedagógicos, professores coordenadores de Estratégias para Equidade Racial (PCER), coordenadores Administrativos de Secretaria e Financeiro (CASFs), e pedagogos da Rede Pública Estadual de Ensino do Espírito Santo com interesse em compartilhar práticas pedagógicas e ações no âmbito da gestão que constituirão um Caderno Orientador, na perspectiva da Educação das Relações Étnico-raciais e da Equidade Racial.
Além das práticas, o Caderno conta com uma seção de inspiração afirmativa ao garantir a publicação exclusiva de textos de professores negros e indígenas denominada “Escritas de Resistência”. Os autores das práticas e dos textos devem conferir o endereço de e-mail informado no ato da inscrição para mais informações de alinhamento, tais como datas e horários das entrevistas de heteroidentificação.
A lista das práticas e dos textos selecionados, bem como as observações pertinentes aos inscritos, estão disponíveis clicando aqui. Para aqueles que desejarem interpor recurso referente ao resultado divulgado, o prazo para solicitação segue até segunda-feira (25). O pedido deverá ser formalizado, exclusivamente, por meio do Formulário de Recurso que pode ser encontrado no Anexo IX do Edital.
De acordo com Aline de Freitas Dias, gerente da Geaciq, a garantia de repertório pedagógico é basilar no desenvolvimento de estratégias pedagógicas em ERER. Mas, para além disso, o II Caderno Orientador, intitulado “Sawabona”, é uma elaboração coletiva desse repertório pedagógico, é uma construção de mãos dadas com os professores, sendo, portanto, um fazer para eles e com eles. Essa é a essência do “Sawabona”, nós dissemos aos professores: “Eu te vejo e te respeito”, ao que nos responderam de volta: “Então eu existo para você e sou bom”. Aline afirma que quando o assunto é Educação, o fazer juntos é sempre o melhor caminho.
Dúvidas e demais tratativas devem ser direcionadas ao e-mail ceafro@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-7707