A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Proteção à Criança, Adolescente e Idoso (DPCAI) de Nova Venécia, deu início, nesta semana, à “Operação Atalaia”. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a rede de proteção aos vulneráveis por meio de ações intensivas de conscientização e prevenção no ambiente escolar.
Diante dos elevados índices de crimes praticados contra crianças na região, a equipe da DPCAI identificou um cenário preocupante: em muitos casos, as vítimas não compreendem que estão sendo submetidas a situações de violência. A operação foi planejada para percorrer todas as escolas do município, criando um canal direto de comunicação entre a Polícia Civil e a comunidade escolar.
A primeira fase da ação é direcionada à Primeira Infância, com foco no combate ao abuso infantil. Considerando as especificidades cognitivas e emocionais dessa faixa etária, a equipe utilizará métodos lúdicos e acessíveis, traduzindo conceitos complexos para uma linguagem compreensível às crianças. O objetivo é ensiná-las a reconhecer situações de risco e a buscar ajuda de forma segura.
A delegada Amanda Oliveira, responsável pela operação, reforçou a importância da iniciativa. “A Operação Atalaia reafirma o compromisso inabalável da Polícia Civil com a sociedade e envia um recado claro: estamos monitorando, prevenindo e prontos para agir em qualquer crime contra as crianças e adolescentes. A proteção de nossas crianças é prioridade absoluta e inegociável, e utilizaremos todos os recursos necessários para assegurar que o ambiente escolar e familiar seja um lugar de respeito e segurança”, destacou a delegada.
Direto Notícias Imparcial, Transparente e Direto!