O primeiro grupo de estudantes selecionados por meio do Programa de Intercâmbio Estudantil 2025 embarca para a Irlanda neste sábado (17). Nesta etapa, 90 alunos da Rede Pública Estadual de Ensino seguem para as cidades de Dublin e Galway, na Irlanda, dando início a uma experiência de imersão linguística e cultural. Ao todo, nesta edição, o programa contempla 350 estudantes, com destino à Argentina, ao Canadá, aos Estados Unidos, à Inglaterra, além da Irlanda.
De acordo com o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, o programa representa uma oportunidade transformadora na trajetória dos estudantes e integra o conjunto de ações do Governo do Estado voltadas à internacionalização da educação e à valorização dos alunos da Rede Pública Estadual, proporcionando vivências que impactam positivamente o percurso formativo e o futuro dos jovens capixabas.
“O Intercâmbio Estudantil é uma política pública consolidada, que amplia horizontes, fortalece a aprendizagem de idiomas e promove uma vivência cultural rica. É uma experiência que impacta não apenas o desempenho acadêmico, mas também o projeto de vida desses jovens, que retornam mais preparados para compartilhar conhecimentos e contribuir com suas comunidades escolares”, destacou.
Vitor de Angelo frisou ainda que, durante a permanência no exterior, os estudantes participarão de cursos intensivos de língua estrangeira e terão a oportunidade de vivenciar o cotidiano e a cultura dos países de destino, contribuindo para o desenvolvimento da fluência no idioma, da autonomia e da ampliação da visão de mundo. A experiência também fortalece o protagonismo juvenil e amplia as perspectivas acadêmicas e profissionais dos participantes.
“Mais do que aprender um novo idioma, esses estudantes vivenciam uma experiência transformadora, que estimula a autonomia, amplia horizontes culturais e impacta diretamente o projeto de vida de cada um. É uma oportunidade que reforça o protagonismo juvenil e abre novas possibilidades acadêmicas e profissionais”, afirmou.
Por fim, o secretário lembrou que, além dos custos com o curso, as passagens e a acomodação, os estudantes recebem quatro parcelas no valor de US$ 400 para auxiliar nas despesas durante a permanência no exterior, sendo a primeira liberada antes do embarque, destinada à aquisição de roupas, malas e outros itens necessários para a viagem.
Programa de Intercâmbio Estudantil
Criado em 2009, o Programa de Intercâmbio Estudantil conta, atualmente, com 23 unidades distribuídas em escolas das 11 Superintendências Regionais de Educação. Em 2010, o Programa de Intercâmbio Estudantil Sedu foi implementado dentro do Centro Estadual de Idiomas, com os objetivos de proporcionar aos estudantes uma experiência de estudos no exterior e de consolidar as competências desenvolvidas nos cursos de línguas, permitindo a utilização do idioma estrangeiro para a comunicação social, cultural e profissional.
Serviço:
Embarque dos primeiros estudantes do Programa de Intercâmbio Estudantil 2025
Local: Aeroporto de Vitória
Data: 17/01 (sábado)
Horário: 7h30
Envie sua sugestão de pauta para:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-7707
Direto Notícias Imparcial, Transparente e Direto!
