pensão

Coluna O Direito: Pensão alimentícia só serve para comprar comida?

pensão

No Direito de Família, quando o assunto é pensão alimentícia, muitas dúvidas surgem referentes ao tema, por essa razão, o propósito da coluna é apresentar o assunto de modo informativo e simplificado para proporcionar a integração do direito com a população.

  • O que é pensão alimentícia?

Pensão alimentícia é o valor pago a uma pessoa para o suprimento de suas necessidades básicas de sobrevivência e manutenção,  para viver de modo compatível com a sua condição social.

  • A pensão só contempla comida?

A população tem como ideia geral que, a pensão alimentícia se resume aos alimentos, ou seja, apenas a comida, por essa razão, muitos querem pagá-la de in natura, através de uma cesta básica ou por tíquete refeição, todavia, esse entendimento não é o correto.

Julio Cesar Carminati Simões
    Julio Cesar Carminati Simões

A pensão alimentícia engloba não só os alimentos, mas os custos com moradia, vestuário, educação e saúde, lazer entre outros, por isso, os alimentos devem ser fixados na proporção de todas essas necessidades do alimentante e  na possibilidade dos recursos da pessoa obrigada a pagar.

  • Quem tem direito a receber pensão alimentícia?

O Código Civil brasileiro estabelece que, são devidos os alimentos quando quem os pretende não tem bens suficientes, nem pode prover, pelo seu trabalho, à própria mantença, e aquele, de quem se reclama, pode fornecê-los, sem desfalque do necessário ao seu sustento (art. 1.695), o direito à prestação de alimentos é recíproco entre pais e filhos, e extensivo a vós, recaindo a obrigação nos mais próximos em grau, uns em falta de outros (art. 1.696);

No caso do ex-cônjuge ou ex-companheiro(a), é devida a pensão alimentícia sempre que ficar comprovada a necessidade do beneficiário para os custos relativos à sua sobrevivência, bem como a possibilidade financeira de quem deverá pagar a pensão.

 

O tema não se resume ao apresentado na  Coluna, por essa razão, o interessado deve buscar assessoria de um profissional em caso de dúvidas.

 

Bibliografia: 

Direito de Família — Pensão alimentícia no direito de família – Ministério Público do Estado do Parana, disponível em: https://mppr.mp.br/pagina-6662.html

BRASIL, Lei n.º 10.406/2002, disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10406compilada.htm

 

Coluna Informativa nos termos do Provimento n.º 205/2021 OAB e do art. 41 do Código de Ética e Disciplina da OAB.
Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Julio César Carminati Simões

Colunista no portal Direto Notícias. Advogado OAB/ES 36.148. Especialista em Direito Constitucional e, Pós-Graduando em Direito Penal e Processo Penal. Todo o conteúdo criado e publicado por mim, é de minha inteira responsabilidade. Artigos de opinião e notícias, ou artigos checados e publicados por mim, não expressam necessariamente a opinião do Direto Notícias, ou sua posição.

Veja Também

Governo do Estado entrega obra de urbanização da Lagoa do Meio, em Marataízes

Governo do Estado entrega obra de urbanização da Lagoa do Meio, em Marataízes

O governador do Estado, Renato Casagrande, inaugurou, na noite desta sexta-feira (20), as obras de urbanização e paisagismo da Lagoa do Meio, em Marataízes. Com um investimento de R$ 67 milhões, a iniciativa converteu uma área antes degradada em um equipamento público para lazer e prática esportiva, transformando a paisagem e a qualidade de vida

Um comentário

  1. Agradeço pelo informativo