Conheça a História da praça do Bradesco

Conheça a História da praça do Bradesco

        cerimônia de inauguração da nova praça aconteceu no último dia 12/12…

Antes de mais nada, conheça a história da praça do Bradesco, localizada em Guarapari/ES.

Em suma, a praça Irineu José Vicente (antiga Praça Governador Bley) recebeu esse nome em homenagem ao jardineiro Irineu José Vicente. Segundo veteranos da cidade, Irineu cuidava do jardim, presente no local, com amor e criatividade. Ele dava formatos de poltrona, cadeira, bola, casa e túnel, às árvores chamadas de folhinhas verdes na época.

Na época não haviam floriculturas na cidade e no jardim existiam flores que chamavam a atenção. O jardineiro Irineu, corria atrás das crianças e jovens que pisavam na grama ou que colhiam flores no jardim da praça. Mesmo que fosse para presentear professores e mães, ele discordava das eventuais colheitas e vigiava constantemente o local.

A praça foi a primeira organizada em Guarapari. O presidente da Câmara, Joaquim Augusto Ribeiro Castro e Joaquim da Silva Lima, administraram a cidade nessa época. Segundo a nossa fonte, no ano de 1920.

Guarapari só tinha três ruas nessa época…

Nessa época, a praça era enfeitada com lampiões, acesos a partir das18h. A praça ainda dividia as três únicas ruas que existiam na Cidade: Rua Direita (hoje Getúlio Vargas), Rua Nova (hoje Henrique Coutinho) e Rua da Itapera (hoje Av. Joaquim da Silva Lima). As casas de sapê, cobertas de palha, predominavam.

A partir de 1930, as irmãs Matos, conhecidas como “Floristas de Conchas”, tornaram  o local ainda mais procurado. Isso, porque criavam adornos de conchinhas, peculiares e sutis, na praça.

Em conclusão, a primeira reforma conhecida da praça, foi entre os anos 80 e 82. Ainda segundo a nossa fonte, no mandato do prefeito Benedito Sóter Lyra. O jardim da praça em questão ainda foi reduzido, devido ao engordamento do edifício Lê Jardim, e a modificação de uma calçada, em épocas passadas.

Registramos aqui o nosso muito obrigado a dona Ângela (foto ao lado) e a seu marido (Bakokas), pelas informações.

Um abraço ao casal de veteranos, de nossa cidade.

Sobre Direto Noticias

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto. https://diretonoticias.com.br - Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes.

Veja Também

Documento apresenta parâmetro para que gestores levem Internet adequada às escolas públicas

Qual a velocidade de banda larga ideal para garantir a realização de atividades pedagógicas nas …