As escolas interessadas poderão iniciar atividades em 2023 ou, até mesmo, em meados de 2022. Atualmente mais de 20 mil alunos, de mais de 30 instituições de ensino, do norte ao sul do país, participam dos programas oferecidos pelo MundoMaker.
O CEO do MundoMaker, Fabio Zsigmond, explica sobre como os programas desenvolvidos pela empresa são importantes para as escolas se desprenderem dos modelos tradicionais de educação, que se mostram cada vez menos eficazes em um mundo em constante transformação. “Introduzir a Cultura Maker no processo de aprendizagem potencializa a construção do conhecimento por meio da prática o que torna o ensino mais efetivo”, comenta.
Os programas do MundoMaker são completos e entregam para a escola todo o material necessário para a construção dos projetos. Por meio de atividades mão na massa colocam o estudante no centro da aprendizagem e o preparam para o futuro.
Educação Integral
No estande da marca na Feira Bett, os visitantes terão a oportunidade de entender como podem levar o programa para a sua escola e assim garantir que ela esteja à frente de seu tempo – com alunos engajados e professores motivados! Com o MakerLab, parte integrante do conjunto de metodologias, a escola trabalhará o desenvolvimento integral dos estudantes onde estes serão desafiados a buscar soluções criativas para os projetos propostos, sempre considerando e compreendendo a sua relação com o outro, consigo mesmo e com o mundo a sua volta, de maneira a desenvolver competências emocionais, intelectuais e físicas que os permitirão expressar suas ideias no mundo de forma mais efetiva.
Três pilares da Educação Integral
Os programas da empresa, desenvolvidos para estudantes desde a Educação Infantil até o Ensino Médio (crianças e jovens de 5 a 17 anos), baseiam-se nos três pilares da Educação Integral: relação do aluno com ele mesmo enquanto indivíduo; relação do aluno com as coisas e os sistemas do mundo; e a relação do aluno com os outros, ou seja, com a sociedade. As atividades propostas incentivam o trabalho em equipe e o compartilhamento, propiciando um ambiente no qual a curiosidade é o motor para a construção do conhecimento.
As práticas do MundoMaker são embasadas em valores como Acolhimento, Respeito, Inovação, Excelência e Segurança (ARIES), e propiciam um ambiente onde o indivíduo é constantemente estimulado à criatividade e inventividade em processos compartilhados. O aprendiz se torna o principal agente na construção do próprio caminho de aprendizagem, com paixão, divertimento e significado.
Mais ainda, a proposta contribui para o aprendizado significativo dos componentes curriculares por meio de programas intracurriculares e extracurriculares. “Como fazemos isso? Com Trilhas de aprendizagem desenvolvidas para que os estudantes construam projetos, e ao construírem esses projetos, desenvolvam competências e habilidades para suas vidas”, assinala o CEO do MundoMaker.
• Programas intracurriculares: MakerLab e Inventura
• Programas extracurriculares: TechLab Box
• Palestra sobre Educação Maker
MakerLab
O Programa MakerLab, sistema de aprendizagem desenhado para atender escolas da Educação Infantil ao Ensino Médio, integra a grade curricular das instituições de ensino, onde os professores participam da formação com a metodologia MundoMaker, recebem material de apoio impresso e digital, vídeos tutoriais, além do acompanhamento pedagógico mensal, e os estudantes recebem caixas com materiais para os projetos e material para registro da aprendizagem. A novidade para este ano é a versão em inglês do MakerLab e o programa para o Ensino Médio.
Inventura
Programa interdisciplinar, com livros de atividades e plataforma online de acompanhamento para alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Inspira a criatividade digital por meio de fundamentos da programação.
TechLab Box
Programa extracurricular para as escolas parceiras do MundoMaker, no qual o aluno recebe mensalmente um projeto idealizado para sua faixa etária e constrói, customiza e brinca com ele.
Palestra sobre educação maker
Uma das palestras é “Fazer para aprender – uma proposta para se educar em um mundo frágil, ansioso e incompreensível“, que aborda: contexto do mundo atual, desafios do modelo tradicional, oportunidades, educação integral, aprendizagem criativa, cultura Maker e seus espaços.
A empresa explica ainda que a educação maker proporciona experiências de aprendizagem para que crianças, jovens e adultos, em um espaço seguro, onde além de se divertir e serem criativos, eles podem ser eles mesmos. Também inclui oficinas com atividades mão na massa, 100% práticas. O fazer está por trás de todas as dinâmicas que o MundoMaker oferece, desde a sua concepção. Em suas atividades, a prática sempre vem antes da teoria e as pessoas são incentivadas a serem criadoras ao invés de consumidoras.
Sobre o MundoMaker
MundoMaker é uma empresa de educação, tecnologia e inovação, que trabalha para despertar o potencial criativo e empreendedor de cada um, no qual as práticas de Engenharia, Programação, Arte, Design Thinking e Mindfulness são integradas em experiências divertidas e prazerosas. Assim, planejar, projetar e fazer são os vetores de um aprendizado significativo e personalizado. Criada em agosto de 2015, por Fabio Zsigmond, CEO, e Orlando Lobosco, diretor de criação, a proposta do MundoMaker é, por meio de atividades mão na massa, envolventes e divertidas, desenvolver a criatividade, o pensamento crítico e a habilidade de trabalhar em equipe dos alunos.
Redes sociais MundoMaker
Instagram: @mundomaker
Facebook: @mundomakercc
Youtube: MundomakerCc
Site: www.mundomaker.cc/escolas
fonte: MakingNews Comunicação