Brasil fecha Surdolimpíadas com o maior número de medalhas da história

O Brasil encerrou a participação nas Surdolimpíadas de Verão (Summer Deaflympics), no último domingo (15/05), em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, com seis medalhas de bronze, o melhor resultado do país na competição.

As seleções femininas de handebol e de futebol conquistaram a medalha de bronze no último dia das disputas. Foi a primeira medalha brasileira do handebol na história e a segunda consecutiva das meninas nos gramados. As outras medalhas de bronze foram duas no judô (Rômulo Crispim e Alexandre Fernandes) e duas na natação (ambas com Guilherme Maia).

Com esse resultado, o Brasil terminou a competição no 44° lugar no quadro geral de medalhas e obteve a melhor marca quantitativa de pódios de sua história.

“É motivo de intensa alegria ver mais essa conquista do paradesporto nacional, que se mostra competitivo e com resultados expressivos. Parabéns aos atletas, técnicos, familiares e dirigentes responsáveis por essa conquista”, parabenizou Ronaldo Bento, ministro da Cidadania.

E esse resultado tem a participação de investimentos públicos. Em dezembro de 2021, o Governo Federal investiu R$ 800 mil na realização da Surdolimpíada Nacional de São José dos Campos, no interior de São Paulo. Mais R$ 400 mil foram destinados por meio de emendas parlamentares. A competição serviu de seletiva para montar a delegação que participou das Surdolimpíadas de Caxias do Sul.

O Governo Federal também foi parceiro do evento. A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) indicou oficiais de controle de dopagem capacitados para trabalhar no megaevento esportivo. Além disso, disponibilizou 250 kits para testes antidopagem e forneceu insumos para a realização das coletas de amostra.

Maior delegação

A 24ª edição das Surdolimpíadas de Verão, realizada de 1º a 15 de maio, contou com a maior delegação brasileira da história, com 237 integrantes, sendo 199 atletas (110 homens e 89 mulheres) e representação em 17 modalidades no masculino e 14 no feminino.

Entre atletas, dirigentes e comissões técnicas, o megaevento reuniu mais de cinco mil pessoas, que representam 77 países na disputa de 20 modalidades no masculino e 18 no feminino. Foi a primeira vez que um país latino-americano recebeu o evento.

O título geral ficou com a Ucrânia, com 61 medalhas de ouro, 38 de prata e 38 de bronze, num total de 137. O segundo lugar ficou com os Estados Unidos, que totalizaram 54 pódios (19 ouros, 11 pratas e 24 bronzes). Em terceiro ficou o Irã, com 14 ouros, 12 pratas e 14 bronzes, num total de 40.

Esta foi a sétima participação do Brasil no torneio, que começou em 1924 em Paris, na França. Com o resultado desta edição, o país soma 16 medalhas conquistadas na história, com um ouro, uma prata e 14 bronzes.

fonte: Governo Federal

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

De surpresa, Prime Gaming libera dois ótimos jogos grátis por tempo limitado! Resgate agora

De surpresa, Prime Gaming libera dois ótimos jogos grátis por tempo limitado! Resgate agora

Uma entre as diversas vantagens em ser assinante do Amazon Prime é a possibilidade de resgatar mensalmente os jogos gratuitos do Prime Gaming — dando aos jogadores ainda mais opções para expandirem suas bibliotecas digitais. Bom, a gigante do varejo preparou duas gratas surpresas aos membros do serviço na última sexta-feira (01).  Leia também:  Amazon Prime Gaming