O empresário Alex Tereska, diretor da franquia Shawarma Food, rede especializada em pratos originais do Oriente Médio, listou os principais benefícios do franchising para quem deseja iniciar um negócio.
1. Reconhecimento de Marca
Um dos principais benefícios do franchising é o branding. O franqueado paga royalties ao franqueador para ter o direito de utilizar a marca da empresa. Isso é importante porque fornece uma base de clientes instantânea devido à familiaridade no mercado.
2. Modelo de negócios comprovado
Ao adquirir em uma franquia, o empreendedor tem a segurança de estar investindo em um negócio que já foi testado e aprovado. Isso acontece porque o franqueador já fez o trabalho pesado de desenvolver o processo, o marketing e os métodos, eliminando a necessidade do franqueado de aprender por meio de tentativa e erro.
?Uma das maiores vantagens do franchising é poder cortar esse caminho desafiador de consolidar o negócio e já começar empreendendo de maneira estável. Para se ter uma ideia, segundo o Sebrae, a taxa de mortalidade das pequenas empresas com até dois anos de operação é de 23%. Enquanto isso, no franchising, o mesmo indicador é de 3%. O franqueado reduz drasticamente o seu risco ao investir no modelo de franquia?, explicou o diretor.
3. Treinamento
No treinamento os franqueados recebem um guia passo a passo sobre a gestão do negócio. Geralmente, as empresas contam também com um time de especialistas que visitam a unidade franqueada e realizam treinamentos extras periódicos caso necessário. A orientação inclui módulos como seleção do local, reforma, treinamento de software, inventário, seguro, licenças e pessoal, até a inauguração.
Na franquia há o conforto de saber que alguém o apoia e sempre o apoiará. Afinal, o franqueador quer que o franqueado tenha tanto sucesso quanto ele, e a experiência é um ativo inestimável?, falou Alex Tereska.
4. Custos
Fazer parte de uma franquia muitas vezes pode significar descontos de fornecedores e vendedores, pois eles fornecem grandes quantidades para muitos locais da franquia. Comprar a granel é uma vantagem que uma empresa menor provavelmente não teria.
5. Marketing
A divulgação da marca é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Uma franquia já fez testes de mercado para determinar como segmentar seu público e quais plataformas de marketing são mais eficazes, podendo trazer mais clientes para os franqueados.
6. Apoio
Ter uma rede de segurança é muito reconfortante para os novos empresários. Saber que tem uma equipe de especialistas qualificados disponíveis para solucionar quaisquer problemas que possam surgir elimina o estresse dos franqueados. A franquia disponibiliza um canal de suporte para ajudar os seus parceiros durante o dia a dia de uma unidade.
“Para os empreendedores que querem investir de maneira segura, acredito que a modalidade de franquia é a ideal. Ao começar um negócio do zero o empreendedor corre muitos riscos de a empresa não dar certo, podendo perder rapidamente todo o valor investido. Como no franchising a empresa já passou por momentos desafiadores, o franqueado tem a oportunidade de investir em algo que tem resultados comprovados que dá certo”, finalizou o diretor da franquia Shawarma Food.
fonte: Franchise News