O produto é dividido em duas frentes, uma voltada ao cuidado da saúde e outra focada no mapeamento das características genéticas de raças e ancestralidade. A coleta pode ser feita por meio de swab bucal e em casa, sem a necessidade de ir à clínica ou hospital veterinário.
Conforme explica o CEO do Grupo DNA, Rodrigo Matheucci, os exames permitem avaliar a propensão a múltiplas doenças em um único teste, além de características associadas à sensibilidade a medicamentos. Segundo ele, o uso de mapeamento genético para detecção de predisposições a problemas de saúde não é algo novo para os humanos, mas no Brasil existiam poucas opções para realização de mapeamento genético para cães e nenhuma para gatos.
“O diagnóstico precoce de doenças hereditárias ajuda a cuidar do bem-estar do animal em todas as fases, assim é possível melhorar sua qualidade de vida. As informações genéticas auxiliam os médicos veterinários a traçarem planos preventivos personalizados e tratamentos eficazes, todos baseados em evidências. Assim, os cuidados de prevenção podem ser realizados antes que os sintomas sejam aparentes”, destaca o executivo da Startup.
Segundo Rodrigo, o produto também mapeia a sensibilidade a medicamentos comuns, que podem ser perigosos para alguns cães durante procedimentos de rotina, como castração. “O exame garante informações aos veterinários que eles não teriam de outro jeito. Há certas doenças que são comuns a algumas raças, portanto conhecer os seus ancestrais abre espaço para o entendimento de predisposições”, explica.
Uma mordida no mercado pet
O produto será oferecido no modelo de venda direta no site do grupo, mas também em parceria com pet shops e clínicas, contribuindo também no cross sell deste pontos na venda de produtos como rações indicadas aos bichinhos, de acordo com seu perfil genético.
Ao falar no potencial do mercado pet, Rodrigo se refere a “dar uma mordida” em um segmento que movimenta mais de R$ 50 bilhões anualmente, segundo informações do Instituto Pet Brasil. Para ele, no momento o DNA Pets ainda é um produto de ticket mais alto (entre R$ 1 mil e R$ 1,5 mil), mas que deve encontrar seu público de tutores mais dedicados.
“Com essa visão mista de canais de venda, buscamos a venda de pelo menos 5 mil exames de mapeamento genético até o final do ano. O segundo semestre costuma ser melhor para o varejo”, avalia o executivo.
fonte: .StartSe