Webmotors mostra como proprietários estão quitando o IPVA 2023

  • Pesquisa mostra que daqueles que já iniciaram o pagamento do tributo, 68% fizeram a quitação à vista 
  • Entre aqueles que escolheram pelo parcelamento, 68% optaram pelo máximo tempo possível, ou seja, cinco vezes sem juros 

Entre os tradicionais boletos do início do ano está o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o famoso IPVA. Com o objetivo de mapear e entender as escolhas dos brasileiros diante deste imposto, a Webmotors, maior ecossistema automotivo do Brasil e principal portal de negócios e soluções para o segmento, divulga um levantamento que identificou as formas de pagamento escolhidas pelos usuários e clientes do site.

Realizado em janeiro com 5.012 participantes, o estudo mostra que cerca de 54% dos proprietários já iniciaram o pagamento do tributo; desses, 68% optaram pelo pagamento à vista. O número mostra um crescimento de 16 pontos percentuais em relação a 2022, quando apenas 38% afirmaram que já haviam iniciado o pagamento no início do ano. Dentre as principais razões para as pessoas terem quitado o IPVA à vista estão o aproveitamento do desconto de 3%, razão justificada por 61% das pessoas, ou planejamento financeiro para a quitação à vista, com 33% das respostas.

Dentre os 32% que optaram pelo parcelamento do tributo, a modalidade preferida foi a quitação em cinco vezes sem juros, escolhida por também 68% dos respondentes. Justificativas para isso foram o aumento do IPVA, causado pela subida dos preços de veículos (43% das respostas), planejamento financeiro de sempre parcelar esse custo (30%), necessidade de adaptação devido a custos extras de início de ano (27%) ou pelo desconto à vista ser muito baixo (8%).

Dentre aqueles que ainda não fizeram o pagamento do IPVA, 57% afirmam que pretendem pagá-lo via parcelamento em cinco vezes sem juros.

Influência do IPVA na hora da compra 

Quando questionados sobre a pretensão de compra ou troca de carro neste ano, 78% dos respondentes afirmaram que sim, uma demonstração clara de que o mercado automotivo no Brasil continua com uma demanda elevada.

No entanto, sejam aqueles que não possuem um automóvel atualmente e pretendem adquirir um, ou aqueles que pretendem trocar seu veículo, a questão financeira segue sendo fundamental, já que quase 70% consideram o item IPVA uma questão importante na tomada de decisão.

Sobre a Webmotors  

A Webmotors (www.webmotors.com.br) foi a primeira marca brasileira a inovar na forma de comprar e vender carros e atualmente é o principal portal de negócios e soluções para o segmento automotivo. Criada em 1995, no início da internet no Brasil, a empresa passou a ter o Grupo Santander Brasil como seu principal controlador a partir de 2002 e em abril de 2013 celebrou a chegada da Carsales (empresa australiana de tecnologia, especializada no segmento automotivo), que adquiriu 30% do capital acionário da Webmotors e contribuiu ainda mais para a aceleração do seu crescimento nos últimos anos.

A Webmotors conta com mais de 30 milhões de visitas mensais, entre usuários e clientes, que contam com um amplo e completo portfólio de serviços, que vai desde anúncios, tabelas de preço e conteúdo para o cliente final até soluções de gestão de inteligência de dados para lojas, concessionárias e montadoras.

 

fonte: RPMA

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