Código Penal cubano: o Pai do PL 2630

Código Penal cubano: o Pai do PL 2630

               Já houve condenações de menores de idade a mais de 20 anos de prisão e algumas penas acumulam mais de 2.000 anos na cadeia.
O novo Código Penal cubano entrou em vigor em meio aos julgamentos de ativistas presos após as grandes manifestações de 11 de julho de 2021. A lei foi aprovada por unanimidade, ou seja, sem um voto contrário sequer, pela Assembleia Nacional do Poder Popular em maio de 2022.

O regime comunista afirmou, à época, que o código modernizava a lei anterior, mas, na verdade, limitou os protestos populares, restringiu o financiamento de ONGs e meios de comunicação independentes, e regulou atividades online por meio das novas categorias criminais chamadas de crimes digitais.

Mais crimes que levam à pena de morte

O regime comunista cubano estava matando pouco, pelo visto. O novo código aumentou o número de crimes puníveis com a pena de morte, de 20 para 24, e ampliou o número de casos com possibilidade de prisão perpétua. As sanções para quem ajuda a financiar ações que critiquem o Estado também são mais severas, podendo chegar a dez anos de prisão. Para a escritora e ativista Marta María Ramírez, o novo código “criminaliza ainda mais o ativismo político e qualquer forma de dissenso da sociedade”.

¡Hay que endurecerse!

A entrada em vigor do Código Penal aconteceu ao mesmo tempo que ocorriam os julgamentos de presos nas manifestações contra o regime, e a participação em votações foi considerada muito baixa. A insatisfação com o regime cubano não terminou após a repressão às manifestações de julho de 2021, quando o líder do regime pediu a morte e a prisão dos manifestantes em rede nacional.

Dois mil anos de cadeia e prisão de menores de idade

Os julgamentos de presos políticos nas manifestações de 11 de julho continuam a acontecer e já houve condenações de menores de idade a mais de 20 anos de prisão. Algumas penas acumulam mais de 2.000 anos na cadeia. Os julgamentos são parciais…

fonte: Terça Livre

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Conferência de Ministros da Defesa das Américas é encerrada com assinatura da Declaração de Mendoza

Conferência de Ministros da Defesa das Américas é encerrada com assinatura da Declaração de Mendoza

Publicado em 16/10/2024 17h41 Atualizado em 16/10/2024 17h44 Brasília (DF), 16/10/2024 - Após três dias de discussões sobre temas relacionados à defesa e à segurança, a XVI Conferência dos Ministros de Defesa das Américas (CMDA) foi encerrada, nesta quarta-feira (16), na Argentina, com a assinatura da Declaração de Mendoza. Firmaram o documento os titulares ou