No Dia Mundial da Banana, celebrado em 22 de setembro, destaca-se a relevância desta fruta tanto para a saúde dos consumidores, quanto para a economia agrícola brasileira. O Brasil, como o quarto maior produtor global de bananas, enfrenta desafios consideráveis em sua produção, principalmente devido às condições climáticas imprevisíveis que afetam o cultivo. Em resposta a essas adversidades, a Ajinomoto® Fertilizantes, divisão de agronegócios da Ajinomoto do Brasil, oferece soluções inovadoras para os produtores rurais.
Os produtos desempenham um papel crucial na eficiência da absorção e aproveitamento de nutrientes pelas plantas, garantindo maior mobilidade desses componentes em seu interior. Na cultura da banana, essas substâncias têm papel importante na prevenção de estresse abiótico, resultante de condições adversas do ambiente ou de deficiências nutricionais.
“O cultivo de bananeiras requer condições climáticas tropicais ideais, porém, controlar o clima não está ao alcance do produtor, e condições ambientais extremas podem afetar negativamente a produção. Entre as nossas soluções estão fertilizantes com benefícios antiestressantes, como o AMINO® Proline, que contém os aminoácidos prolina e glicina-betaína”, afirma Rafael Hirano, gerente da área técnica da Ajinomoto® Fertilizante.
Segundo o executivo, o AMINO® Proline é um fertilizante organomineral avançado, composto por uma mistura exclusiva de aminoácidos produzidos em processos de fermentação controlados. Projetado para apoiar culturas em condições extremas, como escassez de água, solo salino e temperaturas extremas, ele atua como osmorregulador, fortalecendo estruturas celulares e participando ativamente no ciclo do nitrogênio para promover um crescimento saudável, mesmo sob situações desafiadoras.
“Esses aminoácidos agem como verdadeiros aliados na gestão fisiológica da planta, melhorando seu potencial produtivo e permitindo que ela enfrente situações críticas com maior resiliência”, explica Rafael Hirano.
Estudo científico
Um estudo conduzido em parceria com a UNESP Registro/SP durante a safra de 2019/2020 demonstrou os benefícios do uso do fertilizante organomineral AMINO® Proline. Os resultados revelaram que a aplicação deste produto em bananeiras na região do Vale do Ribeira (SP) resultou em um aumento significativo de 1,87 kg no peso do cacho.
“Essa melhora na produção está diretamente relacionada à ação dos aminoácidos prolina e glicina-betaína, presentes no fertilizante. A glicina-betaína atua como um bioestimulador, conferindo proteção à planta em condições de estresse e melhorando a eficiência do uso de água nas células. Por sua vez, a prolina age reduzindo os danos causados por condições adversas, como escassez de água e temperaturas extremas, aumentando a resistência da planta”, finaliza o gerente da área técnica da Ajinomoto® Fertilizante.
Sobre a Divisão Agronegócios
A divisão Agronegócios foi estruturada em 2000 para produzir fertilizantes em um processo natural de fermentação microbiológica, que não agride o meio ambiente durante sua produção e nem em sua utilização no campo, se utilizado conforme a recomendação de uso. Hoje, a empresa atua no mercado de fertilizantes em diversas culturas como frutas, hortifruti e café. Atualmente, a empresa produz 14 fertilizantes que fazem parte das linhas AMINO e AJIFOL®, de foliares e de fertirrigação, e AMIORGAN®, de fertilizantes sólidos. Confira o portfólio completo de produtos, além de benefícios e soluções por culturas no site www.ajinomotofertilizantes.
Sobre a Ajinomoto do Brasil
Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto é uma multinacional japonesa e referência mundial em aminoácidos. A empresa oferece produtos de qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Atualmente, a unidade brasileira é a terceira mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos Estados Unidos. A linha de produtos da empresa voltada ao consumidor é composta pelo tempero umami AJI-NO-MOTO®, AJI-SAL®, Tempero SAZÓN®, Caldo SAZÓN®, SAZÓN® Tempera & Prepara, Receita de Casa™, HONDASHI® e SABOR A MI®, além das sopas individuais VONO®, VONO® Proteína e da linha de sopas cremosas e claras VONO® Chef. Também se destacam os refrescos em pó MID® e MID ZERO™, o azeite de oliva extra virgem TERRANO®, o azeite de oliva tipo único TERRANO® e a linha TERRANO® Veggie Burger, o SATIS!® Molho Shoyu, além de aminoVITAL® GOLD e aminoVITAL® GOLD DRINK MIX, produtos compostos por nove aminoácidos essenciais para a recuperação de atletas e entusiastas do esporte. No Brasil, a companhia também atua no segmento de food service (alimentação fora do lar). Com quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, e sede administrativa na capital, emprega cerca de 3 mil funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo. O Grupo Ajinomoto obteve faturamento global de US$ 10 bilhões e nacional de R$ 3,4 bilhões no ano fiscal de 2022. Atualmente, está presente em 36 países, possui 120 fábricas e cerca de 34 mil funcionários em todo o mundo. Para saber mais, acesse www.ajinomoto.com.br.
fonte: Race Comunicação