Ministério da Defesa realiza Projeto Rondon em Rondônia

Ministério da Defesa realiza Projeto Rondon em Rondônia

Ministério da Defesa realiza Projeto Rondon em Rondônia

Começa na próxima segunda-feira (15) mais uma etapa do Projeto Rondon, ação coordenada pelo Ministério da Defesa. Chamada de Sentinelas Avançadas II, a atividade contará com cerca de mil oficinas práticas relacionadas à cultura, direitos humanos, justiça, educação, saúde, comunicação, tecnologia, produção, meio ambiente e trabalho. Serão atendidos 12 municípios de Rondônia, até o dia 27 de julho.

Esta etapa será liderada por 252 professores e universitários. As equipes atuarão em Alto Paraíso, Cacaulândia, Cujubim, Espigão d’Oeste, Governador Jorge Teixeira, Machadinho do Oeste, Ministro Andreazza, Mirante da Serra, Nova União, Rio Crespo, Theobroma e Vale do Anari. Porto Velho será o centro regional da operação, para concentração inicial dos participantes.

Cada cidade receberá dois grupos, formados por quatro professores e 16 alunos por Instituição de Ensino Superior (IES). Os grupos, chamados de “rondonistas”, buscarão empregar habilidades universitárias e contribuir para o desenvolvimento sustentável nas comunidades locais.

Projeto Rondon – Em 2023, ocorreu o Sentinelas Avançadas I e Guaicurus, nos estados de Rondônia (RO) e de Mato Grosso do Sul (MS). Na ocasião, foram realizadas 1.476 oficinas, com a participação de 52.915 pessoas, em 24 municípios desses estados.

A ação, coordenada pelo Ministério da Defesa, tem a missão de realizar atividades, com caráter de extensão, que contribuam para o desenvolvimento sustentável, o bem-estar social e a melhoria da qualidade de vida da população. As ações buscam, ainda, fortalecer a cidadania, a liderança e os valores humanitários dos estudantes universitários, contribuindo para o fortalecimento da soberania nacional.

Em 19 anos de atuação, o Projeto realizou 93 operações, beneficiando um total de 1.368 municípios, com cerca de dois milhões de multiplicadores de conhecimento entre produtores, agentes públicos, educadores e lideranças locais.

O Projeto Rondon conta com a participação dos Ministérios da Educação, da Saúde, da Cidadania, do Desenvolvimento Regional, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Meio Ambiente e da Secretaria de Governo da Presidência da República.

Dia do Rondonista- Neste 11 de julho, é comemorado o Dia do Rondonista. A data marca a primeira missão do projeto Rondon, realizada em Rondônia, em 1967. A operação foi batizada como Operação Zero e contou com 30 universitários voluntários do então Estado da Guanabara.

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Onze municípios capixabas estão há mais de um ano sem registrar homicídios

Onze municípios capixabas estão há mais de um ano sem registrar homicídios

Os dados de novembro de 2025 da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) mostram que onze municípios capixabas completaram mais de um ano sem registros de homicídios dolosos. São eles: Muniz Freire (407 dias); Apiacá (413 dias); Bom Jesus do Norte (452 dias); Castelo (538 dias); Jerônimo Monteiro (568 dias); Rio Novo do