Orquestra Jovem Vale Música destaca diversidade de ritmos brasileiros em concerto inédito

Orquestra Jovem Vale Música destaca diversidade de ritmos brasileiros em concerto inédito

Um dos grupos de referência do Projeto Vale Música Espírito Santo, a Orquestra Jovem Vale Música, vai percorrer a diversidade e riqueza dos ritmos brasileiros em concerto que será apresentado na próxima terça-feira (13), às 19h30, na Casa da Música Sônia Cabral, no Centro de Vitória.

Com a regência do maestro Lucas Anizio, o grupo apresentará obras do Sistema Nacional de Orquestras Sociais (SINOS), sob a orientação da professora e violinista Carla Rincon, consultora pedagógica do núcleo de cordas friccionadas do Projeto Vale Música Espírito Santo.

O concerto tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro, no dia do evento, uma hora antes do início do espetáculo.

Obras musicais

Segundo o maestro Lucas Anizio, o concerto vai demonstrar o resultado do trabalho realizado em conjunto pelos professores do Projeto Vale Música Espírito Santo com a consultora Carla Rincon.

O repertório reunirá composições de Liduíno Pitombeira, Helder Oliveira, Ernâni Aguiar, Calimerio Soares e Ernst Mahle, abrangendo ritmos de diversas regiões do país. “As obras foram selecionadas levando em conta o parâmetro técnico de cada grupo do projeto, com o objetivo de aprimorar o conhecimento musical dos alunos e promover a inclusão social”, comenta o regente Lucas Anizio. “Tocaremos o baião, lundu, barcarola, canção dolente, entre outros”, acrescenta o maestro.

História da Orquestra

Um dos grupos mais tradicionais do Projeto Vale Música Espírito Santo, a Orquestra Jovem Vale Música, conta com 28 integrantes de 12 a 20 anos e já realizou concertos em homenagem aos 50 anos de carreira de Milton Nascimento (2013), a homenagem a Ivan Lins, com a participação do cantor e do pianista Gilson Peranzzetta (2015), e o concerto dedicado aos 80 anos de Roberto Menescal (2016).

Em setembro de 2022, o grupo adaptou canções autorais de bandas capixabas para o formato sinfônico no concerto “Orquestra Jovem Vale Música e Convidados”, que contou com a participação de integrantes das bandas Manimal, Java Roots, Rastaclone, Herança Negra, Casaca e Salvação.
Em junho de 2023, realizou o concerto “Orquestra Jovem Vale Música convida Marcelo Caldi – Homenagem a Dominguinhos”, no Teatro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), celebrando a obra de Dominguinhos com a participação especial do acordeonista, compositor, cantor e multi-instrumentista Marcelo Caldi.

Em maio de 2024, participou do concerto “Tributo a Piazzolla”, juntamente com a Camerata Jovem Vale Música e a violinista Priscila Rato, em homenagem ao compositor argentino Astor Piazzolla (1921-1992), considerado o “revolucionário do tango”.

O grupo participa anualmente de Festivais de Música, como o Festival de Música Erudita do Espírito Santo e o Festival de Inverno de Domingos Martins.
 

Programe-se:


Concerto da Orquestra Jovem Vale Música

Regência: Lucas Anizio
Data: 13/08 (terça-feira)
Horário: 19h30
Local: Casa da Música Sônia Cabral – Rua São Gonçalo, Centro, Vitória (ES), 29.015-210
Entrada gratuita: retirada de ingressos na bilheteria do teatro, uma hora antes do início do concerto
Duração do espetáculo: 50 minutos
Classificação: Livre
Patrocínio: Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura

Repertório:

Suíte bumba-meu-boi (Liduíno Pitombeira)
Pequeno Cancioneiro (Helder Oliveira)
Dois Lundus (Ernâni Aguiar)
Suíte antiga (Calimerio Soares)
Pentafonia (Ernst Mahle)
 

Sobre o Instituto Cultural Vale:

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem a visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso País, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa.
 

Sobre o Programa Vale Música:

Projeto autoral do Instituto Cultural Vale, o Programa Vale Música é uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre estudantes de polos musicais em quatro estados — Pará, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul — e profissionais das maiores orquestras do país. Ao todo, envolve cerca de 250 profissionais e mais de 1.000 alunos em intercâmbios, aulas e residências artísticas. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e a Nova Orquestra, patrocinadas por meio da Lei Federal de Incen tivo à Cultura.
 

Sobre o Projeto Vale Música ES:

Iniciativa da Estação Conhecimento de Serra, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Projeto Vale Música Espírito Santo atende a 250 beneficiários, de 08 a 29 anos, em Cidade Continental, na Serra, e 70 alunos, de 07 a 11 anos, no Núcleo do Vale Música no Parque Botânico Vale, em Vitória.

O projeto conta com diversos Grupos de Referência como a Orquestra Jovem Vale Música, a Camerata Jovem Vale Música, a Vale Música Jazz Band, a Banda Sinfônica Vale Música, o Coral Infantojuvenil Vale Música e o Coral Jovem Vale Música, que se apresentam em eventos na Grande Vitória e demais regiões do país.

Entre os artistas que se apresentaram com o Projeto Vale Música ES estão Roberto Menescal, Fernanda Takai, Ivan Lins, Milton Nascimento, Alma Thomas, João Bosco, Indiana Nomma e Gilson Peranzzetta. As alunas e alunos do Vale Música ES percorreram o Brasil e o exterior em turnês no Carnegie Hall, nos Estados Unidos, na Sérvia, no Japão e nos Emirados Árabes Unidos.

Assessoria de Comunicação Vale
Elaine Vieira
Tel. 55 (27) 3333-3633  Cel. 55 (27) 99279-1039
Av. Dante Michelini, 5.500, Camburi 29090-900 – Vitória, ES

www.vale.com/saladeimprensa
www.vale.com/newsroom

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

O que significa Dan Da Dan? Entenda o nome do anime

O que significa Dan Da Dan? Entenda o nome do anime

Fazendo grande sucesso tanto nas páginas da Shonen Jump quanto em sua adaptação para anime, o Dan Da Dan de Yukinobu Tatsu mistura romance, humor e muitos elementos sobrenaturais para conquistar o público. No entanto, a obra também vem chamando atenção desde sua estreia por seu nome inusitado. Dan Da Dan tem quantos episódios? Veja