Publicado em
17/08/2024 16h24
Atualizado em
17/08/2024 16h25
Brasília (DF), 17/8/2024 – O ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, juntamente com o Comandante do Exército, Tomás Miguel Ribeiro Paiva, participou da cerimônia de entrega de espadins a 395 cadetes do Exército Brasileiro. A solenidade ocorreu neste sábado (17), na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), no estado do Rio de Janeiro. O Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire, também prestigiou o evento.
Durante a solenidade, os cadetes receberam uma réplica em miniatura da espada de Caxias. O símbolo, de “honra e merecimento” dos futuros oficiais da Força, representa o patriotismo e a dignidade do patrono do Exército Brasileiro. Ao final do 4º ano de curso, os cadetes receberão a espada em si – cerimônia em que marcará a chegada ao oficialato. “Ser cadete significa ter compromisso com o Exército e com o Brasil. Sua jornada de formação militar apenas se inicia, mas já podemos testemunhar conquistas e materializar a construção de uma carreira de dedicação, serviço e realizações”, disse José Mucio.
Ao todo, foram agraciados 187 cadetes da região sudeste, 85 da região nordeste, 77 do sul, 22 do centro-oeste e 10 da região norte do país. Além disso, também receberam a réplica, 14 militares de nações amigas – Bolívia, Camarões, Honduras, Namíbia, Panamá, Paraguai e Vietnã.
Espadim
Esse evento ocorre anualmente. Os cadetes recebem o espadim na semana do soldado, comemorado no dia 28 de agosto. A atividade foi instituída pelo Marechal José Pessôa – idealizador da Aman, e ocorre há cerca de 90 anos.
Por Mariana Vicara
Fotos: Exército Brasileiro
Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
(61) 3312.5333