Publicado em
29/08/2024 16h37
Atualizado em
30/08/2024 18h03
Brasília (DF), 30/8/2024 – O Ministério da Defesa, por meio da Secretaria de Produtos de Defesa (Seprod), promoveu o 2º Brazilian Defense Day Embaixadas (BDD) e o 1º Seminário de Negócios da ONU. O BDD reuniu empresas e representantes do corpo diplomático de 66 países, mobilizados pelo Ministério das Relações Exteriores. As empresas foram indicadas pela Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde) e pelo Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de Defesa (Sinde). Os encontros foram realizados para dar visibilidade à Base Industrial de Defesa (BID) e possibilitar a divulgação do sistema de compras da ONU, respectivamente. As atividades ocorreram nesta quinta-feira (29), em Brasília (DF).
A proposta dos eventos foi contribuir no processo de comercialização de produtos, serviços e sistemas de defesa brasileiros junto às Embaixadas e à ONU, gerando, assim, novos negócios e incremento no cenário internacional. Até julho deste ano, as autorizações para exportações de produtos de defesa brasileiros superaram o total de 2023, somando R$ 8,4 bilhões (US$ 1,47 bilhão) em vendas para o exterior. Em 2023, o valor foi de US$ 1,45 bilhão.
Segundo o Secretário de Produtos de Defesa do MD, Heraldo Luiz Rodrigues, a relação da indústria de defesa com representantes das embaixadas e a ONU é uma oportunidade para conhecer as necessidades dos países e possíveis agendas comerciais. “A manutenção e vitalidade da Base Industrial de Defesa garante desenvolvimento de tecnologias que são utilizadas em diversos setores da economia, como a indústria aeronáutica, setor automotivo e outras indústrias, além da geração de empregos diretos e indiretos”, declarou.
Na avaliação do presidente Abimde, Roberto Gallo, encontros assim cumprem o objetivo da prospecção do setor. “Não se pode deixar de confirmar: a indústria nacional tem a característica de ser tecnologicamente relevante, independente e muito aberta a parcerias. Isso que encanta os nossos clientes ao redor do mundo”, acrescentou.
Negócios da ONU – Durante o 1º Seminário de Negócios da ONU, as empresas brasileiras puderam conhecer os processos de aquisição da organização e o cadastro no sistema do Mercado Global das Nações Unidas (UNGM, sigla em inglês). O encontro permitiu às empresas obter informações sobre o processo licitatório, possibilitando a ampliação de negócios e fortalecimento no mercado internacional. O orçamento da organização foi de US$ 3 bilhões destinados a negócios com fornecedores cadastrados no período de 2022/2023.
Os eventos foram uma iniciativa conjunta da Seprod com o Serviço de Habilitação e Divulgação do Escritório da Cadeia de Suprimentos do Departamento de Apoio Operacional das Nações Unidas; a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil); e a Abimde.
Comex Responde – Para maior celeridade e fluidez nas relações comerciais, o Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), gerido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), lançou, em 19 de agosto, o Comex Responde, com a colaboração do Ministério da Defesa. O serviço oferece solução de dúvidas sobre comércio exterior, agrupando assuntos como estatística, exportação, importação, investimento, órgãos brasileiros de comércio exterior, promoção comercial, entre outros.
O serviço pode ser acessado por exportadores e importadores de produtos de defesa, que deverão informar os dados de contato e a área de atuação. As consultas poderão ser efetuadas em mensagens com até três mil caracteres. A resposta será enviada diretamente ao usuário no prazo médio de três dias.
Por Bruna Lima
Fotos: Érico Alves e Hisaac Gomes
Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
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