Estudantes da EJA participam do projeto ‘Literatura de Cordel: poesia, cultura e tradição em cada verso!

Estudantes da EJA participam do projeto ‘Literatura de Cordel: poesia, cultura e tradição em cada verso!

A iniciativa contou com estudo, escrita e montagem de mural sobre o gênero literário.

Com o objetivo de apresentar a estrutura da Literatura de Cordel aos estudantes, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Narceu de Paiva Filho, localizada em Ibiraçu, desenvolveu o projeto “Literatura de Cordel: poesia, cultura e tradição em cada verso!”. A iniciativa contou com estudo, escrita e montagem de mural sobre o gênero literário com os alunos do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O Projeto foi desenvolvido durante as aulas de Língua Portuguesa e de Arte. Para a construção dos poemas, os educandos utilizaram suas vivências com família, trabalho, localidade, problemas sociais, entre outros temas. O trabalho final foi exposto em um mural para a comunidade escolar. No componente curricular de Arte, os estudantes estudaram sobre Xilogravuras e ornamentaram prendedores que serviram para anexar os poemas ao mural.

“De início, quando apresentei a proposta, os estudantes ficaram inseguros: o que escrever? Como escrever? Dessa maneira, optei em passar curtas metragens mostrando características do cordel, o que trouxe à tona, criatividade e encorajamento. Trabalhar esse projeto com os estudantes da EJA foi muito satisfatório. Eles ficaram curiosos, leram e escreveram por meio de rimas, capricharam nos poemas e se dedicaram às atividades propostas. Valeu a pena!”, contou a professora de Língua Portuguesa Vanessa Pereira.

A estudante Maria Santa Auer de Paulo Depizzol, 69 anos, utilizou a vivência como avó como inspiração para o poema: “Eu e meus colegas fizemos a leitura de vários cordéis. Cada um usou um tema diferente do seu dia a dia; isso foi muito legal. Eu escrevi meu poema de cordel no meu próprio quintal de casa. Escrevi sobre meus netos e meu cordel se chamou ‘Menino travesso’”, comentou.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7706 / 3636-7707

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Educação que transforma: EEEM Ceciliano Abel de Almeida realiza 1ª Mostra ERER com protagonismo estudantil e ancestralidade viva

Educação que transforma: EEEM Ceciliano Abel de Almeida realiza 1ª Mostra ERER com protagonismo estudantil e ancestralidade viva

O evento envolveu todos os turnos escolares, transformando os espaços da escola em verdadeiros territórios de memória, cultura e resistência. A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Ceciliano Abel de Almeida, localizada em São Mateus, protagonizou um marco na construção de uma educação antirracista ao realizar sua 1ª Mostra ERER, como resultado das ações do