Senado Aprova: Galípolo presidirá BC e ‘licença nojo’ é ampliada

Senado Aprova: Galípolo presidirá BC e ‘licença nojo’ é ampliada

O Senado aprovou esta semana a indicação do economista Gabriel Galípolo para presidir o Banco Central entre 2025 e 2028. Em votação secreta, o painel do Plenário totalizou 66 votos a favor e 5 contrários. Ele deve assumir o posto em 1º de janeiro. Galípolo também foi aprovado, por unanimidade, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) após quatro horas de sabatina. Ele prometeu exercer o cargo com autonomia e disse que o presidente Lula garantiu que lhe dará liberdade no desempenho da função. O relator da indicação presidencial foi o senador Jaques Wagner (PT-BA).

Já a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou projeto de lei (PL 3.170/2023) que aumenta o prazo da chamada licença nojo nos casos em que os familiares autorizem a doação de órgãos e tecidos do falecido. O texto aumenta em cinco dias consecutivos o afastamento do trabalho por falecimento de familiar próximo. Caso não haja recurso para votação em Plenário, a matéria seguirá para a Câmara dos Deputados.

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Parlamentares aprovam 25 diretrizes para enfrentar crise climática durante a COP30

Parlamentares aprovam 25 diretrizes para enfrentar crise climática durante a COP30

Meio ambiente e energia Documento destaca transição energética justa, adaptação climática e proteção de povos indígenas 14/11/2025 - 18:13   Claudio Araujo Parlamentares de 47 países assinam documento formulado durante a COP30 A União Interparlamentar (UIP) aprovou nesta sexta-feira (14), 25 diretrizes para enfrentar a crise climática. O documento foi discutido por parlamentares de 47