Neste sábado (16), o deputado federal Marcel Van Hattem (NOVO-RS) enviou um pedido de convocação do ministro das relações exteriores, Mauro Vieira, para prestar esclarecimentos na Câmara Federal após a primeira-dama Janja da Silva ter xingado o empresário americano Elon Musk.
Foto: Reprodução.
Durante uma palestra sobre desinformação no Cria G20, conhecido popularmente como “Janjapalooza”, Janja estava falando e quando foi interrompida por uma buzina de navio (o evento ocorria próximo à área portuária do Rio de Janeiro).
Assim, ela disse: “Alô, acho que é o Elon Musk. Eu não tenho medo de você, inclusive, fuck you Elon Musk.” O xingamento seria o equivalente a “vá se foder” em português.
Clique aqui e confira o editorial do NOVO sobre a “gafe” internacional de Janja!
A solicitação de esclarecimentos sobre xingamento de Janja a Elon Musk
Marcel comunicou o envio da solicitação, que será avaliado pela Comissão de Relações Exteriores da Câmara (CREDN), em suas redes sociais.
“Acabo de protocolar na CREDN a convocação do ministro das relações exteriores para prestar esclarecimentos sobre os impactos diplomáticos da declaração “cheia de classe” e irresponsável de Janja contra Elon Musk”, afirmou.
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, indicou Musk para liderar o Departamento de Eficiência Governamental.
Um dos argumentos de Marcel para a convocação do ministro é que o empresário americano assumirá um cargo de chefia no governo dos EUA.
Por conta disso, o parlamentar destaca que a relação do empreendedor com o Brasil pode ser influenciada negativamente por declarações ofensivas como a de Janja.
“É necessário avaliar como declarações feitas por representantes do governo brasileiro, ainda que em caráter pessoal, podem ser percebidas e impactar a cooperação internacional, especialmente em temas estratégicos e econômicos”, destaca na solicitação.
A fala da primeira-dama inclusive vai na direção contrária do posicionamento de Lula. Em depoimento à CNN, o presidente brasileirou disse que terá “uma relação de respeito” com Trump.
Clique aqui e acompanhe Marcel van Hattem nas redes sociais!