Publicado em
15/01/2025 17h36
Atualizado em
15/01/2025 18h08
Brasília (DF), 15/1/2025 – O dá início, nesta sexta-feira (17), às primeiras atividades do Projeto Rondon de 2025: Operações Sul de Minas I e II. A expectativa é atender cerca de 50 mil beneficiários nos meses de janeiro e fevereiro, em Minas Gerais (MG). Uma cerimônia, em Pouso Alegre (MG), está programada para oficializar a abertura das ações. O evento contará com a presença do Diretor do Departamento de Projetos Sociais (DPS) da pasta, João Alberto Redondo Santana, e do Secretário de Estado de Educação de Minas Gerais, Igor de Alvarenga, além dos prefeitos da região.
- .
A “Operação Sul de Minas I” ocorrerá de 17 a 31 de janeiro e contemplará os seguintes municípios: Brazópolis, Careaçu, Conceição dos Ouros, Piranguinho, Delfim Moreira, Gonçalves, Heliodora, Jesuânia, Lambari, Marmelópoles, São José do Alegre e São Sebastião da Bela Vista. Já a Operação Sul de Minas II, que ocorrerá de 24 de janeiro a 7 de fevereiro, atenderá as cidades Andradas, Bueno Brandão, Córrego do Bom Jesus, Estiva, Cambui, Ibitiúra de Minas, Monte Sião, Munhoz, Senador Amaral, Senador José Bento, Ouro Fino e Toledo.
Cerca de 500 rondonistas (professores e universitários), oriundos de dez estados e do Distrito Federal, realizarão as atividades nos 24 municípios mineiros. Tradicionalmente, são ofertadas oficinas práticas relacionadas aos temas de cultura, direitos humanos, justiça, educação, saúde, comunicação, tecnologia, produção, meio ambiente e trabalho. As informações sobre as oficinas, os dias e os horários podem ser obtidas nas prefeituras dos municípios participantes.
Projeto Rondon – O Projeto conta com o apoio e a participação dos Ministérios da Educação; do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; da Saúde; do Meio Ambiente e Mudança do Clima; da Integração e do Desenvolvimento Regional; da Agricultura e Pecuária; do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; além da Secretaria-Geral da Presidência da República.
Em 2024, o Projeto Rondon realizou quatro Operações nos estados de Minas Gerais, Sergipe, Pernambuco e Rondônia, alcançando cerca de 113.600 beneficiários atendidos.
- .
O Projeto Rondon é uma ação interministerial de cunho estratégico do Governo Federal, coordenado pelo , destinado a contribuir para o desenvolvimento e o fortalecimento da cidadania, além de contribuir com o desenvolvimento sustentável, o bem-estar social e a qualidade de vida em comunidades menos assistidas.
Leia mais:
Projeto Rondon: cerimônia marca o lançamento das primeiras operações de 2025
seleciona instituições de ensino superior para operações do Projeto Rondon em 2025
Por Helena L’acosta
Fotos: Hisaac Gomes
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
(61) 3312-4071