NOVO em Curitiba Propõe Projeto de Revitalização Urbana Baseada em Modelo Internacional

NOVO em Curitiba Propõe Projeto de Revitalização Urbana Baseada em Modelo Internacional

No fim do ano passado, as então vereadoras do NOVO em Curitiba, Amália Tortato e Indiara Barbosa, apresentaram o primeiro projeto de lei (PL) para criar Áreas de Revitalização Compartilhada (ARCs) no Brasil.

Foto: da esquerda para direita: Indiara Barbosa, o atual CEO do Millenium, Wagner Lenhart, e Amália Tortato, atualmente secretária de Desenvolvimento Humano de Curitiba (créditos: NOVO Curitiba).

O PL é inspirado no modelo de Business Improvement Districts (BIDs), ou distritos de melhoria de negócios, que é uma solução de sucesso em diversas metrópoles do mundo, como Nova Iorque e Londres.

As práticas propostas pelo projeto de lei são inspiradas na Agenda Cidades, do Instituto Millenium, que busca difundir ideias liberais no Brasil.

Assim, no sistema de BID, proprietários e locatários recebem descontos de imposto como incentivo para investir em melhorias urbanísticas na comunidade.

“Este é um grande passo para trazer mais eficiência e colaboração na gestão de nossas cidades. As ARCs são um exemplo de como ideias liberais podem melhorar espaços urbanos e a vida das pessoas,” destacou Amália.

Clique aqui e acompanhe Amália Tortato nas redes sociais!

A proposta foi destaque na  27ª edição do Millenium Papers, lançado em 2024. No documento, o ex-CEO da organização, Diogo Costa, e o urbanista Marcos Ricardo dos Santos apresentam sistemas urbanísticos de sucesso ao redor do mundo.

Em outubro do ano passado, o atual CEO do Millenium, Wagner Lenhart, entregou as propostas presencialmente para as então parlamentares em um evento em Curitiba.

Clique aqui e acompanhe Indiara Barbosa nas redes sociais!

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

PEC das guardas municipais no sistema de segurança pública passa pela 3ª discussão

Adiada votação da LDO; Congresso analisará apenas vetos à Lei do Licenciamento

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) adiou para a próxima terça-feira (21) a votação do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias — LDO (PLN 2/2025). Com a decisão, a sessão deliberativa do Congresso Nacional marcada para esta quinta-feira (16) deve analisar apenas os vetos do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, à Lei