O que fez o PicPay crescer sete vezes mais no último ano?

O que fez o PicPay crescer sete vezes mais no último ano?

O ano de 2024 marcou um ponto de virada para o PicPay, que encerrou o período com um lucro líquido recorde de R$251,8 milhões – um crescimento de sete vezes em relação ao ano anterior. O resultado histórico coloca a fintech em uma nova prateleira no sistema financeiro nacional, coroando a transição de carteira digital para um ecossistema completo de serviços financeiros.

O novo momento do PicPay

O desempenho impressionante foi impulsionado por uma combinação estratégica de diversificação de produtos, expansão do crédito e aumento no engajamento dos usuários. A receita líquida saltou 61% no ano, atingindo R$ 5,6 bilhões, reflexo direto da nova estratégia de ‘cross-sell’ e do fortalecimento do portfólio de produtos.

Até 2023, o PicPay era conhecido majoritariamente como uma carteira digital focada em pagamentos. No entanto, a entrada em produtos como empréstimo pessoal, antecipação do FGTS, consignado e cartão de crédito transformou a empresa. O resultado? Uma carteira de crédito 18 vezes maior em apenas um ano, chegando a R$ 10,6 bilhões.

Além disso, a fintech também teve resultados no seu engajamento:

  • São 60,2 milhões de contas em 2024, um crescimento de 14% em relação a 2023. 
  • Os usuários ativos também cresceram por volta de 13%, chegando a 38,9  milhões. 
  • O volume total transacionado (TVP) também impressiona: eles tiveram um salto de 55% em relação ao ano anterior. 

Com isso, o Picpay se mantém como o 7° maior banco do Brasil em número de clientes. 

Leia mais no site do Valor Econômico.

Aposta em tecnologia e IA

O PicPay também está na vanguarda da inovação. Em 2024, a empresa integrou inteligência artificial generativa ao seu atendimento no app e lançou um assistente financeiro que faz Pix via WhatsApp, inclusive a partir de áudios, fotos ou mensagens encaminhadas.

Por que isso importa?

A trajetória do PicPay mostra como o setor financeiro está passando por uma disrupção profunda e veloz. Instituições que antes ocupavam espaços de nicho agora desafiam grandes bancos com modelos mais ágeis, digitais e centrados no cliente. Entender esse movimento é essencial para quem atua no mercado financeiro, em tecnologia ou simplesmente quer se antecipar às transformações que moldarão o futuro do dinheiro.

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