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O TikTok Shop estreou no Brasil. A rede social agora é uma plataforma de e-commerce, apoiada na “máquina de atenção” que ela representa. São 2 bilhões de usuários no mundo e cerca de 90 milhões no Brasil.
Serão 4 formas de fazer venda no TikTok:
- Shoppable Videos: nesta modalidade, os produtos aparecem nos vídeos orgânicos, postados por qualquer usuário, e podem ser comprados diretamente ali, sem a necessidade de sair do app ou coisa assim.
- Lives: muito comuns na China, as live commerces serão uma ferramenta muito útil para fazer venda durante transmissões ao vivo. O “apresentador” mostra o produto e quem assiste clica e compra na hora.
- Vitrines: como se fossem lojas dentro do do TikTok, os usuários podem organizar vídeos de anúncios e coleções de produtos. A lógica é a mesma: assiste o vídeo, clica no produto e compra.
Em breve será lançada também uma aba de lojas virtuais. Mais organizadas que as Vitrines, que citei acima, elas serão espaços exclusivos de marcas ou vendedores.
No início, os setores que estarão disponíveis no TikTok Shop serão aqueles relacionados a moda, beleza, saúde, eletrônicos e esportes. Mas em pouco tempo novas categorias serão adicionadas.
O TikTok Shop é um grande competidor para as plataformas de e-commerce brasileiras, de Magazine Luiza a Mercado Livre. Tudo porque ela já nasce com aquilo que todas as outras buscam: audiência.
Alguns analistas estimam que o TikTok Shop pode rapidamente se tornar uma das 5 maiores varejistas do Brasil, abocanhando até 9% do mercado em 2028. Em outras palavras, preste muita atenção nisso.
No Brasil o TikTok é liderado pela Gabriela Chaves Schwery Comazzetto. Ela tem uma carreira de sucesso no mundo da tecnologia, tendo passado por Microsoft, Twitter e Meta.