Ministro José Mucio ressalta que Alistamento Feminino Voluntário representa um avanço para o país

Ministro José Mucio ressalta que Alistamento Feminino Voluntário representa um avanço para o país


Publicado em

20/05/2025 14h43


Atualizado em
20/05/2025 16h55

Brasília (DF), 20/5/2025 – O Alistamento Militar Feminino Voluntário, iniciativa inédita nas Forças Armadas, já ultrapassou 30 mil inscrições em todo o país. Na manhã desta terça-feira (19), o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, acompanhou uma das etapas da seleção geral, no Centro de Seleção Permanente das Forças Armadas, em Brasília (DF). As jovens interessadas têm, ainda, até o dia 30 de junho para se inscreverem.

20250520 - Visita MD SMIF 5.jpg
.

Durante a visita, o Ministro Mucio ressaltou que a iniciativa foi bem aceita e representa um avanço para o país. “A Marinha, o Exército e a Aeronáutica estão preparando as instalações para receber as jovens, que vão poder conhecer o que as Forças fazem pela sociedade e pelo país. Essa medida veio para ficar. Pretendemos expandir, gradativamente, o número de mulheres nas Forças Armadas”, disse. 

As aprovadas passarão pela distribuição/designação, seleção complementar já nas organizações militares das Forças e, por fim, a incorporação, prevista para ocorrer no 1º e 2º semestre de 2026 (respectivamente, de 2 a 6 de março e de 3 a 7 de agosto). Na Marinha, as jovens ocuparão a graduação de “marinheiro-recruta”. Já no Exército e na Aeronáutica, a graduação de “soldado”, tendo os mesmos direitos e deveres dos homens.

MD Visita Comissão de Seleção Permanente das FFAA - Érico Alves-MD (2 de 35).jpg
.

A jovem Maria Paula Lima de Sousa, uma das voluntárias do Serviço Militar Feminino, destacou que sempre se interessou pela carreira militar e encara o processo seletivo como uma oportunidade. “Eu me sinto orgulhosa por ser uma das pioneiras desse acontecimento tão importante. Espero inspirar outras meninas para que se alistem. O que aprendemos aqui é algo para a vida toda”, disse.

MD Visita Comissão de Seleção Permanente das FFAA - Érico Alves-MD (2 de 2).jpg
.

Serviço Militar Feminino –  Inicialmente, são oferecidas 1.465 vagas, sendo 155 para a Marinha, 1.010 para o Exército e 300 para a Aeronáutica, mas a cada ano, o número de oportunidades será incrementado. As inscrições podem ser feitas pelo site www.alistamento.eb.mil.br ou presencialmente, em uma Junta do Serviço Militar mais próxima de suas residências. 

São critérios para o alistamento: completar 18 anos em 2025 (nascidas em 2007) e ter residência em um dos municípios tributários selecionados para o Serviço Militar Feminino. Atualmente, as vagas estão distribuídas em 28 municípios com unidades militares participantes, de 13 estados, além do Distrito Federal. São eles: Águas Lindas de Goiás (GO), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Canoas (RS), Cidade Ocidental (GO), Corumbá (MS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Formosa (GO), Fortaleza (CE), Guaratinguetá (SP), Juiz de Fora (MG), Ladário (MS), Lagoa Santa (MG), Luziânia (GO), Manaus (AM), Novo Gama (GO), Pirassununga (SP), Planaltina (GO), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santa Maria (RS), Santo Antônio do Descoberto (GO), São Paulo (SP) e Valparaíso de Goiás (GO).

Por Rayane Bueno
Fotos: Érico Alves 

Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom)
(MD)
(61) 3312-4071

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Defesa intensifica ações de combate a crimes ambientais e transfronteiriços

Defesa intensifica ações de combate a crimes ambientais e transfronteiriços

Publicado em 19/05/2025 16h49 Atualizado em 19/05/2025 17h02 Brasília (DF), 19/5/2025 - No estado do Amazonas, as Forças Armadas estão mobilizadas para intensificar o combate a crimes ambientais e transfronteiriços. Cerca de 1.700 militares da Marinha, do Exército e da  Aeronáutica estão empregados na Operação Ágata Amazônia 2025, conduzida pelo Comando Conjunto Apoena. As ações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *