Escola de Alegre promove palestra sobre Educação Étnico-Racial com foco na valorização das identidades e no combate ao racismo

Escola de Alegre promove palestra sobre Educação Étnico-Racial com foco na valorização das identidades e no combate ao racismo

Ação realizada na EEEFM Professor Pedro Simão reforçou a importância da educação antirracista e promoveu escuta de trajetórias negras como instrumento pedagógico.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professor Pedro Simão, localizada no município de Alegre, promoveu, na última terça-feira (27), uma palestra sobre Educação Étnico-Racial com estudantes do 3º ano do curso técnico em Análises Clínicas. A atividade foi organizada pela professora de Língua Portuguesa Maria Aparecida Azevedo e teve como tema “Chega de Invisibilizar! Educação Antirracista é Dever! Não uma Escolha!”.

A palestra foi conduzida por Vanusia Azevedo Aguiar de Oliveira, mestra em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores e professora de História. Em sua exposição, Vanusia destacou o marco legal das Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, que tornaram obrigatório o ensino da História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena no currículo escolar. A palestrante também abordou a valorização da diversidade étnico-racial como um valor pedagógico essencial e a urgência da adoção de práticas pedagógicas antirracistas na escola.

Com uma abordagem fundamentada nos saberes decoloniais, a convidada promoveu um debate sobre os processos históricos de invisibilização e marginalização de identidades afrodescendentes e indígenas, além de problematizar o racismo estrutural e suas implicações nas práticas escolares. A atividade foi marcada pela ampla participação dos estudantes, que refletiram sobre o papel da escola e dos futuros profissionais da saúde na construção de uma sociedade mais inclusiva.

A programação incluiu também a participação de três convidadas negras, que compartilharam suas trajetórias de vida em um espaço de escuta e valorização das experiências pessoais enquanto formas de resistência e afirmação identitária. Essa aproximação permitiu aos estudantes compreender de forma concreta os impactos do racismo e o valor das narrativas que historicamente foram silenciadas.

O resultado pedagógico da ação foi a ampliação do repertório crítico dos estudantes sobre as questões étnico-raciais, fortalecendo o sentimento de pertencimento e a compreensão da Educação Étnico-Racial como um compromisso ético e político. A atividade foi encerrada com uma roda de conversa entre os estudantes, a palestrante e as convidadas, promovendo a troca de saberes e o aprofundamento das reflexões sobre diversidade, representatividade e responsabilidade social.

A estudante Érica de Oliveira Machado destacou a relevância da experiência: “Essa atividade foi muito importante para nós, porque nos fez refletir sobre coisas que, muitas vezes, passam despercebidas no nosso dia a dia. A presença das convidadas e a roda de conversa nos ajudaram a entender melhor o quanto a representatividade é fundamental e como o racismo, muitas vezes, acontece de forma velada. Saímos daqui mais conscientes, não só como estudantes, mas como futuros profissionais, sobre a responsabilidade que temos de combater o preconceito e valorizar a diversidade.”

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