Descubra o que é a Síndrome do Emagrecimento Progressivo em saguis e micos

Descubra o que é a Síndrome do Emagrecimento Progressivo em saguis e micos

Os calitriquídeos, popularmente conhecidos como saguis e micos, são encontrados numerosamente sob cuidados humanos no Brasil e no mundo, em Centros de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), Zoológicos, Centros de Primatologia, Biotérios de pesquisa biomédica em Universidades, e até mesmo na casa das pessoas, como animal pet.

Nestes locais, há expectativa de que esses pequenos primatas-não-humanos tenham manutenção da saúde e garantia de bem-estar. Entretanto, os calitriquídeos podem desenvolver doenças relacionadas com o manejo nutricional, sanitário, reprodutivo, genético e processos multifatoriais e idiopáticos.

Entre esses, a Síndrome do Emagrecimento Progressivo em Calitriquídeos, a SEP, é um dos mais relatados problemas apresentados pelos saguis. A SEP é uma enfermidade crônica debilitante e progressiva, definida principalmente por enterite atrófica marcante e consequente queda na absorção de nutrientes.

A síndrome é observada exclusivamente em saguis mantidos sob cuidados humanos em diferentes instituições no Brasil e no mundo. Os animais que a desenvolvem, apresentam inicialmente perda de peso progressiva, chegando a perda diária de 0,05% do peso corporal, enterite, diarreia crônica e/ou intermitente, mucosas hipocoradas, desidratação, e infecções bacterianas e micóticas secundárias, que podem ocasionar o óbito dos doentes em semanas a meses.

Os saguis também exibem alterações tegumentares caracterizadas por baixa qualidade do pelame, alopecia principalmente na cauda, alterações neuromusculares com dismetria, perda da propriocepção, decúbito lateral ou esternal, e óbito em avançada desnutrição secundária à má absorção.

Quanto às alterações laboratoriais, há anemia normocítica e hipocrômica, hipoproteinemia, hipoalbuminemia e redução da resposta em testes de absorção intestinal. Há casos relatados com aumento nos níveis plasmáticos de enzimas hepáticas e de metaloproteína 9 (MMP9), metaloproteína com ação inflamatória.

Confira o artigo completo “Síndrome do Emagrecimento Progressivo em Calitriquídeos”, na íntegra e sem custo, acessando a página 56 da edição de julho (nº 311) da Revista Cães e Gatos.

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Inscrições para Prêmio Veterinário do Ano Vetnil Anclivepa Brasil 2024 terminam no dia 31

Inscrições para Prêmio Veterinário do Ano Vetnil Anclivepa Brasil 2024 terminam no dia 31

Até o dia 31 de julho os médicos-veterinários podem votar na Edição Especial do Prêmio Veterinário do Ano Vetnil Anclivepa Brasil 2024. Na edição de 2025, em comemoração aos 30 anos da Vetnil celebrados em 2024, o prêmio, que está na sua 14ª edição, terá um formato especial. Ele será escolhido entre os vencedores das

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *