Líder do Republicanos critica tarifa de 50% dos EUA e alerta para os impactos em setores estratégicos como carne, petróleo e café
31/7/2025 – 14:30
Brasília (DF) – O presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira (SP), criticou a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros e alertou para os efeitos da medida para a economia brasileira. A fala foi durante a participação no Fala Brasília, quadro do programa Balanço Geral da Record Interior SP, onde toda semana ele comenta sobre os principais assuntos da política nacional e mundial.
Segundo ele, o tarifaço ameaça diretamente setores estratégicos da economia nacional e pode resultar em uma onda de desemprego. “Os Estados Unidos são o segundo maior mercado para a carne bovina do Brasil. Exportamos para lá 13% de todo o petróleo que produzimos e o café brasileiro, o melhor do mundo, tem nos EUA seu principal destino. Esse tarifaço vai atingir em cheio quem trabalha, empreende e sustenta a economia do nosso país”, afirmou Pereira.
Impactos em SP e efeito em cadeia
O líder do Republicanos citou ainda uma projeção feita pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), durante o evento Expert XP 2025, de que somente no estado, a perda pode chegar a 120 mil empregos. “Famílias inteiras podem ficar sem renda, pequenas empresas e cooperativas podem fechar as portas e até grandes empresas podem reduzir drasticamente sua capacidade produtiva. É um efeito em cadeia devastador”, destacou.
Diplomacia e reação do governo brasileiro
Marcos Pereira também criticou a postura do Governo Federal diante do aumento das tarifas, ressaltando a necessidade de ação diplomática imediata. “Enquanto países como o Japão negociam e conseguem reduzir tarifas com os americanos, o Brasil segue como se nada tão grave estivesse acontecendo. Falta um presidente, um chefe de Estado de plantão que comande a diplomacia como o momento exige”, declarou.
Para o presidente do Republicanos, o cenário exige respostas firmes e pragmáticas, acima de disputas ideológicas. “Não é hora de discurso ideológico, é hora de defender o Brasil, proteger os empregos e dar segurança a quem produz”, concluiu.
Para acompanhar o Fala Brasília desta semana, CLIQUE AQUI.
Veja também:
https://republicanos10.org.br/republicanos-na-camara/marcos-pereira-comenta-sobre-cortes-no-orcamento-das-agencias-reguladoras/
e Agência Republicana de Comunicação (ARCO)
Marcos Pereira
Presidente Nacional do Republicanos |
Procurador Parlamentar da Câmara |
Deputado Federal (SP)