Deputada amapaense reforça a bancada feminina, tem atuação municipalista e defende direitos das mulheres e crianças
4/8/2025 – 18:05
Brasília (DF) – A deputada Aline Gurgel (AP) acaba de retornar ao Parlamento para exercer seu segundo mandato como deputada federal reafirmando seu comprometimento com as pautas sociais e o fortalecimento dos municípios brasileiros. “Hoje, retorno a Câmara dos com o compromisso renovado com os vulneráveis, com as mulheres, com as crianças, com a erradicação da fome e da pobreza e com a emancipação social e econômica do nosso povo. Sigo determinada a honrar cada voto e a trabalhar incansavelmente pelo Amapá”, diz.
A parlamentar, que também é presidente do Republicanos no Amapá, começou a carreira política como vereadora em Macapá, em 2012, com mais 4,7 mil votos. Ela ainda presidiu a União dos Vereadores do Estado do Amapá (UVEAP), entre 2014-2019, e já foi secretária de Políticas Públicas para Mulheres do Estado e secretária de Assistência Social. Agora, reforça a bancada feminina do partido na Câmara, que conta com seis deputadas federais.
Uma das principais bandeiras defendidas por Aline é a implementação de um novo pacto federativo que dê mais autonomia aos municípios. Ela foi, ainda, presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Legislativo Municipal no Congresso Nacional e também recebeu o Troféu de Melhor Vereadora do Brasil pela União dos Vereadores do Brasil (UVB), que representa mais de 57 mil vereadores em todo o país.
Além de secretária de Políticas Públicas para Mulheres do Amapá, Aline, durante o primeiro mandato como deputada, foi vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara e 1ª Procuradora-Adjunta da Mulher na Casa. Ela é autoria do Projeto de Lei 4932/20, que aumenta a pena para feminicídio em calamidades públicas. A proposta surgiu durante a pandemia de COVID-19, quando os casos de violência doméstica aumentaram significativamente.
Fernanda Cunha, com edição de Felipe Rodrigues/ Ascom – Liderança do Republicanos
s: Douglas Gomes
Aline Gurgel
Presidente Estadual (AP)
Secretária de Política Assistência Social do Amapá