Estendendo uma vida saudável: entenda como aumentar a longevidade dos pets – Portal Cães e Gatos

Estendendo uma vida saudável: entenda como aumentar a longevidade dos pets – Portal Cães e Gatos

A longevidade dos pets é, hoje, um reflexo direto da evolução científica e dos cuidados com a saúde e nutrição que os tutores oferecem. 

– PUBLICIDADE –

Avanços em medicina preventiva, diagnóstico precoce e uma nutrição avançada com nutrientes específicos, transformaram o envelhecimento de cães e gatos em uma fase cada vez mais ativa. Mas, além de viver mais, o desafio está em viver melhor. 

Um estudo de referência realizado pela Purina durante 14 anos evidenciou a importância da nutrição adequada para ajudar a estender a vida saudável dos pets em até um ano ou mais, retardando o aparecimento de doenças crônicas associadas à idade. 

“O envelhecimento é um processo complexo e individual que envolve diversas alterações celulares e moleculares interdependentes, não sendo apenas um fator de risco para doenças, mas sim uma trajetória que varia de estar saudável a não saudável. A meta é unir aumento do tempo de vida e garantir que esses anos extras sejam vividos com qualidade, o que inclui ter uma boa saúde metabólica, mobilidade preservada e boa resposta imunológica, entre outros”, explica Luciana Pellegrino, médica-veterinária do Purina Institute.

Os marcadores da longevidade 

Até o momento, foram identificados doze marcadores do envelhecimento, destacando a natureza complexa e multifatorial desse processo. 

Esses marcadores incluem processos celulares passíveis de intervenção, como a função mitocondrial, a senescência celular e o esgotamento de células-tronco, bem como processos sistêmicos, como inflamação crônica e disbiose.

Idade cronológica e idade biológica

A idade cronológica, ou idade de calendário, refere-se ao número de anos, meses e dias que um indivíduo viveu desde o nascimento. 

Contudo, a fragilidade dessa medida torna-se evidente quando se compara um cão de porte pequeno e um cão de porte grande que tenham a mesma idade, apesar de terem vivido o mesmo número de anos, eles não envelhecem na mesma velocidade. 

Além disso, cães ou gatos com comorbidades crônicas irão envelhecer de forma diferente em relação a seus irmãos de ninhada. 

O envelhecimento é um processo contínuo, que se inicia antes da fase considerada “idosa”, com a função e a saúde dos tecidos começando a declinar mesmo antes da meia-idade. 

Isso ressalta a importância de cuidados preventivos precoces e do manejo proativo da saúde nas fases mais avançadas da vida. 

Intervenções nutricionais e de estilo de vida podem ajudar a retardar o envelhecimento, aumentando o tempo de vida saudável. 

A diferença entre idade cronológica e idade biológica é fundamental, enquanto a idade cronológica é apenas o tempo vivido, a idade biológica reflete o estado real de saúde e pode ser influenciada por fatores como nutrição e exercício. 

A idade biológica é atualmente discutida na comunidade médica e muitos estudos têm demonstrado que ela pode ser medida por algoritmos que utilizam diversos biomarcadores. 

Quando a idade biológica é maior que a cronológica, isso indica um envelhecimento acelerado, refletindo maior vulnerabilidade a doenças e redução do tempo de vida saudável.

À medida que as avaliações de relógios biológicos para pets evoluem e se tornam mais acessíveis, a idade biológica vai poder oferecer um indicador mensurável da qualidade do processo de envelhecimento.

Confira o artigo completo “Inseto no Pet Food” na íntegra e sem custo, acessando a página 26  da edição de novembro (nº 315) da Revista Cães e Gatos.

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Coronavírus Canino e Parvovirose: quando a diarreia pode indicar doenças diferentes – Portal Cães e

Coronavírus Canino e Parvovirose: quando a diarreia pode indicar doenças diferentes – Portal Cães e

Diarreias agudas são queixas frequentes na rotina veterinária, e muitas delas estão relacionadas a agentes infecciosos. Entre eles, dois vírus merecem atenção: o Coronavírus Canino (CCoV) e o Parvovírus Canino (CPV). - PUBLICIDADE - Embora ambos afetem o trato digestivo e possam causar quadros semelhantes, tratam-se de doenças distintas, com comportamentos clínicos e riscos muito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *