Desenvolvedores são os profissionais mais buscados no mercado de tecnologia

Desenvolvedores são os profissionais mais buscados no mercado de TI

                    imagem: gerada por IA, com prompt de Ary Ribeiro. Startup que conecta talentos de tecnologia a empresas aponta que posições de desenvolvedores back-end, full-stack e front-end são as mais buscadas no último ano

Apesar do mercado de tecnologia continuar em expansão no Brasil, ainda existe um desafio difícil de contornar: a escassez de profissionais qualificados. Para se ter uma ideia, a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) revela que o país forma 46 mil alunos com habilidades tecnológicas por ano, enquanto a demanda anual por profissionais de TI já ultrapassa os 70 mil, com previsão de chegar a 420 mil profissionais necessários nos próximos três anos.

Essa realidade se reflete no dia a dia da Growyx, plataforma de gestão e recrutamento que conecta empresas a talentos de tecnologia. No último ano, a startup conduziu um levantamento para observar a alta demanda por profissionais em posições-chave, principalmente desenvolvedores back-end, full-stack e front-end.

Para Yukio Yokota, cofundador e CRO da startup, o mercado de TI, por ser cada vez mais competitivo e dinâmico, exige habilidades excepcionais que, na prática, podem provocar uma lacuna na procura pelo talento perfeito. “A TI está em constante evolução, colocando as empresas em busca de profissionais altamente flexíveis para lidar com projetos complexos, especialistas em comunicação efetiva com as equipes e com habilidades técnicas sólidas em sua carreira”, afirma.

A pesquisa revelou diversas habilidades e competências procuradas pelos recrutadores. Entre as tecnologias mais requisitadas, por exemplo, destacam-se o Javascript e seus frameworks (React e Node.js), o Python e o uso do GitHub. Além disso, metodologias ágeis como Scrum, Agile e Kanban estão em alta demanda.

Soft Skills

No entanto, não são apenas as habilidades técnicas que importam. Soft skills como comunicação eficaz, capacidade de escuta ativa e adaptabilidade são consideradas essenciais para o sucesso no setor de TI, onde o trabalho em equipe e a resolução de problemas são constantes.

Além das posições mais buscadas, o mercado de TI também está aquecido em áreas como Engenharia de Software, Análise de Dados, Segurança da Informação e Cloud Computing, funções que desempenham um papel crucial na era digital em constante evolução.

Para Yokota, uma solução crucial é investir em dados e tecnologias que mapeiem os talentos disponíveis no mercado de acordo com as necessidades específicas de cada empresa. Por meio de sua plataforma, que oferece uma inteligência artificial (IA) especializada em matchmaking, a Growyx tem sido fundamental para ajudar as empresas a encontrar seus talentos em um mercado tão competitivo como o de TI.

“A IA tem o poder de facilitar o encontro entre empresas e profissionais de TI para agilizar o processo de recrutamento, economizar tempo e recursos e beneficiar os profissionais ao direcioná-los para oportunidades que correspondam às suas metas de carreira. Isso promove uma experiência ainda mais satisfatória e certeira para o ecossistema da tecnologia, contribuindo para impulsionar a inovação e o crescimento sustentável no setor”, explica o CRO.

Sobre a Growyx

Por fim, a Growyx é uma plataforma One Stop Shop de times de tecnologia e marketing, atuando tanto na alocação de squads on demand quanto no recrutamento e seleção de profissionais, permitindo a escala de times com a estratégia híbrida. Com mais de 100 empresas atendidas, de startups a médias empresas, a Growyx já contratou aproximadamente 400 profissionais para seus clientes. A empresa se destaca pela especialização em áreas como Tecnologia, Marketing, Dados e Vendas. Site: www.growyx.com.br

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Vivo recebe autorização do BC para ter fintech de crédito

Vivo recebe autorização do BC para ter fintech de crédito

*Conteúdo originalmente publicado no Finsiders Brasil, site parceiro do Startups A Vivo Pay , plataforma de soluções financeiras da operadora de telecomunicações, acaba de receber autorização do Banco Central (BC) para atuar como Sociedade de Crédito Direto (SCD), uma das modalidades de fintech de crédito reguladas pelo órgão. Com capital social de R$ 4,7 milhões