Estudantes da EJA participam do projeto ‘Literatura de Cordel: poesia, cultura e tradição em cada verso!

Estudantes da EJA participam do projeto ‘Literatura de Cordel: poesia, cultura e tradição em cada verso!

A iniciativa contou com estudo, escrita e montagem de mural sobre o gênero literário.

Com o objetivo de apresentar a estrutura da Literatura de Cordel aos estudantes, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Narceu de Paiva Filho, localizada em Ibiraçu, desenvolveu o projeto “Literatura de Cordel: poesia, cultura e tradição em cada verso!”. A iniciativa contou com estudo, escrita e montagem de mural sobre o gênero literário com os alunos do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O Projeto foi desenvolvido durante as aulas de Língua Portuguesa e de Arte. Para a construção dos poemas, os educandos utilizaram suas vivências com família, trabalho, localidade, problemas sociais, entre outros temas. O trabalho final foi exposto em um mural para a comunidade escolar. No componente curricular de Arte, os estudantes estudaram sobre Xilogravuras e ornamentaram prendedores que serviram para anexar os poemas ao mural.

“De início, quando apresentei a proposta, os estudantes ficaram inseguros: o que escrever? Como escrever? Dessa maneira, optei em passar curtas metragens mostrando características do cordel, o que trouxe à tona, criatividade e encorajamento. Trabalhar esse projeto com os estudantes da EJA foi muito satisfatório. Eles ficaram curiosos, leram e escreveram por meio de rimas, capricharam nos poemas e se dedicaram às atividades propostas. Valeu a pena!”, contou a professora de Língua Portuguesa Vanessa Pereira.

A estudante Maria Santa Auer de Paulo Depizzol, 69 anos, utilizou a vivência como avó como inspiração para o poema: “Eu e meus colegas fizemos a leitura de vários cordéis. Cada um usou um tema diferente do seu dia a dia; isso foi muito legal. Eu escrevi meu poema de cordel no meu próprio quintal de casa. Escrevi sobre meus netos e meu cordel se chamou ‘Menino travesso’”, comentou.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7706 / 3636-7707

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Escola de São Mateus utiliza jogo eletrônico como ferramenta pedagógica para ensino de história afro-brasileira

Escola de São Mateus utiliza jogo eletrônico como ferramenta pedagógica para ensino de história afro-brasileira

A iniciativa buscou resgatar e ensinar a história da resistência negra no Brasil. Estudantes do Ensino Fundamental do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Marita Motta Santos, localizado em São Mateus, participaram de uma atividade que uniu tecnologia e aprendizado histórico. O projeto utilizou o jogo eletrônico “Zacimba Gaba” como