Projeto de estudantes de Marataízes conquista 1º lugar na Feira de Ciências do Sul do Estado

Projeto de estudantes de Marataízes conquista 1º lugar na Feira de Ciências do Sul do Estado

Iniciativa também recebeu credencial para representar a escola na Feira de Ciências e Inovação Capixaba.

Alunos da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Professor José Veiga da Silva, localizada na cidade de Marataízes, se apresentaram, entre a última quarta-feira (23) e sexta-feira (25), na Feira de Ciências do Sul do Estado (FECISC), realizada no município de Anchieta. Durante o encontro, projetos científicos desenvolvidos por estudantes demonstraram ao público o potencial de inovação dos jovens capixabas.

Entre os diversos trabalhos expostos, destaca-se o projeto desenvolvido pelas alunas Kessia Thaynna Oliveira dos Santos, Maísa Viana Peixoto e Marcela França Benevides, que conquistou o primeiro lugar na categoria de Ciências Agrárias, por propor uma alternativa sustentável para o cultivo de abacaxi, promovendo práticas mais ecológicas e acessíveis para a agricultura na região.

O professor de Química Sérgio Souza Moreira afirmou que, devido à dedicação e competência na abordagem de problemas práticos da comunidade por meio da ciência, o projeto também recebeu credencial para representar a escola na Feira de Ciências e Inovação Capixaba (FECINC), de nível estadual.

“Participar de uma feira de ciências é uma oportunidade valiosa para os alunos. Essa experiência vai além da sala de aula, pois eles têm a chance de investigar temas de interesse, desenvolver habilidades de pesquisa e resolver problemas na prática. Além disso, ao apresentar seus projetos para o público, eles trabalham a comunicação, a confiança e aprendem a lidar com diferentes pontos de vista, o que é essencial para o crescimento pessoal e acadêmico”, destacou o professor Sérgio Souza Moreira.

Ele frisou ainda que, além de oferecer um espaço para a aplicação do método científico, a feira permitiu que os estudantes desenvolvessem competências fundamentais, como comunicação, trabalho em equipe e pensamento crítico: “Eles vivenciaram o papel de pesquisadores, explorando a relação entre teoria e prática em um ambiente colaborativo que incentivou a criatividade e a curiosidade científica”, completou o docente.

Ao término do evento, Marcela França Benevides, uma das integrantes da equipe vencedora, compartilhou a experiência com a FECISC. “Durante a participação, aprimoramos nossas habilidades de apresentação e entendemos mais sobre nossa região. Quanto mais você busca conhecer a ciência e suas aplicações no dia a dia, mais entende o mundo ao redor e como pode contribuir para ele”, contou a jovem.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7706 / 3636-7707

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Escola Sizenando Pechincha realiza II Mostra Técnica do Curso de Administração

Escola Sizenando Pechincha realiza II Mostra Técnica do Curso de Administração

A mostra tem por objetivo apresentar para toda a comunidade escolar a importância do ensino técnico para os jovens. A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Sizenando Pechincha, localizada no município da Serra, realizou, nessa segunda-feira (11), a 2ª Mostra Técnica do Curso de Administração. O evento buscou desenvolver habilidades e competências no