Os alunos apresentaram projetos em Astronomia que reforçaram a importância do protagonismo juvenil na divulgação e na construção do conhecimento científico.
Nos dias 28 e 29 de outubro, alunos do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Armando Barbosa Quitiba, localizada no município de Sooretama, tiveram a oportunidade de expor seus conhecimentos e habilidades científicas na VII Mostra de Astronomia do Espírito Santo (MAES). Sob a orientação da professora Paula Guimarães de Oliveira, os estudantes apresentaram projetos inovadores em Astronomia, que além de contribuírem para a formação científica, reforçaram a importância do protagonismo juvenil na divulgação e na construção do conhecimento científico.
A escola já tem uma tradição de participação na MAES, principalmente por contar com um clube de Astronomia na instituição, que vem promovendo atividades de iniciação científica e divulgando conhecimento na área. As iniciativas do clube, abertas para acompanhamento na página do Instagram @clube_astronomia, contribuem para o engajamento dos estudantes e para o fortalecimento da cultura científica no ambiente escolar.
Entre os trabalhos apresentados, destacam-se “Inspirando e Encorajando a Participação de Mulheres nas Ciências”; “Determinação da Distância da Grande Nuvem de Magalhães através das Estrelas Variáveis Cefeídas”; “Exploradores do Universo: Ensinando Astronomia nas Séries Iniciais” e “Explorando Novos Mundos: As Missões Espaciais e a Descoberta de Exoplanetas”. Cada projeto foi desenvolvido com rigor científico e focado em questões que despertam o interesse do público pela ciência.
Para a professora Paula Guimarães de Oliveira, a participação na Mostra vai além do aprendizado em Astronomia: “Esses eventos são fundamentais porque integram os alunos às práticas da comunidade científica, oferecendo-lhes um espaço para desenvolver habilidades de pesquisa, análise e comunicação científica. Esse tipo de iniciativa reforça a importância da ciência em suas vidas e proporciona um entendimento prático de como o conhecimento pode ser construído e compartilhado”, disse a docente.
Um dos principais resultados pedagógicos da participação dos alunos na MAES foi o fortalecimento de habilidades que vão muito além da Astronomia. Os projetos foram trabalhados com rigor, envolvendo etapas de pesquisa, produção de material visual e apresentações, promovendo o desenvolvimento da escrita científica – uma habilidade valiosa que pode ser aplicada em diversas áreas profissionais e acadêmicas. Além disso, a experiência proporcionou o desenvolvimento de habilidades como análise crítica, resolução de problemas e trabalho em equipe, que são essenciais para a formação integral dos estudantes.
“A escrita científica é um diferencial importante. Muitos alunos só têm contato com esse tipo de produção na universidade. Aqui, eles aprendem a organizar suas ideias e a transmitir o conhecimento de forma clara e precisa. É um aprendizado que levarão para a vida toda, independentemente da área que escolherem seguir”, explicou a professora Paula Guimarães.
“Participar da MAES 2024 foi uma experiência extraordinária e única. Tive muitos aprendizados tanto com os palestrantes quanto com os próprios alunos que apresentaram seus trabalhos. Agradeço à minha orientadora Paula por nos incentivar a participar desse evento. Talvez eu não siga a carreira de astrônoma, mas sempre guardarei em minhas lembranças esse evento incrível de que participei. Espero poder estar novamente no próximo ano!”, compartilhou a estudante Ana Deina.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707