Procon-ES: consignados lideram ranking de atendimentos em 2024

Procon-ES: consignados lideram ranking de atendimentos em 2024

Em 2024, o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) realizou 49.732 atendimentos, representando um aumento de quase 30% em relação a 2023. As questões relacionadas a crédito consignado lideraram o ranking anual, com um crescimento expressivo de 58,6% em comparação ao ano anterior.

Dos 49.732 atendimentos realizados pelo Procon-ES, 7.068 foram relacionados a crédito consignado, ocupando a primeira posição. Em seguida, aparecem cartões de crédito (5.380) e serviços bancários (2.351). Internet (2.286) e eletrodomésticos e eletrônicos (1.763) ocupam a quarta e quinta posições, respectivamente. Energia elétrica ficou em sexto lugar (1.529), seguida por planos de saúde (849), água e esgoto (781), aparelhos celulares (745) e telefonia móvel (744).

No último ano, as principais demandas dos consumidores foram as relacionadas a negociações de dívidas, cobranças indevidas, problemas contratuais (como descumprimentos e cláusulas abusivas), questões envolvendo a qualidade de produtos ou serviços, e lançamentos de serviços não contratados ou sem o consentimento do consumidor.

Segundo a diretora-geral do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, o aumento significativo nos atendimentos em 2024 reflete a confiança dos consumidores no Procon-ES e reforça o compromisso do Instituto em assegurar direitos e oferecer soluções eficazes para suas demandas.

“É fundamental que os consumidores estejam atentos em todas as suas relações de consumo, verificando contratos antes de assiná-los, movimentações em sua conta bancária, observando a clareza das informações prestadas e denunciando práticas abusivas. Nosso trabalho é estar ao lado da população, orientando e assegurando que seus direitos sejam respeitados”, ressaltou Letícia Nogueira.

Reclamação

Os consumidores podem registrar reclamações pessoalmente na sede do Procon-ES, localizada na Avenida Jerônimo Monteiro, 935, no Centro, em Vitória, de segunda-feira a sexta-feira, mediante agendamento pelo site www.agenda.es.gov.br. Outra unidade do Procon-ES está localizada no Faça Fácil, em Cariacica, que atende de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, e, aos sábados, até as 13 horas. O agendamento para o Faça Fácil deve ser feito pelo site www.facafacil.es.gov.br.

A população também pode registrar reclamações, sem sair de casa, pelo Atendimento Eletrônico, disponível no site www.procon.es.gov.br. Denúncias e dúvidas podem ser formalizadas pelo WhatsApp (27) 3134-8499.

É importante que o consumidor apresente cópia dos documentos pessoais (Carteira de Identidade, CPF) e dos comprovantes da compra ou da prestação de serviço (nota fiscal, ordem de serviço, contrato, boletos, entre outros).


Assessoria de Comunicação do Procon Estadual
Amanda Ribeiro
(27) 3134-8443
imprensa@procon.es.gov.br

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Túneis descritos por Leonardo Da Vinci são encontrados na Itália

Túneis descritos por Leonardo Da Vinci são encontrados na Itália

Pesquisadores descobriram uma série de túneis secretos localizados abaixo do Castelo Sforzesco, que fica em Milão. Até aí, tudo bem, se não fosse por um detalhe: essas passagens já haviam sido descritas no século XV pelo grande artista do Renascimento Leonardo Da Vinci. Descobertos por especialistas da Universidade Politécnica de Milão, os túneis trazem novas