Eleito com 444 votos, republicano teve apoio de partidos de diferentes posições e inaugura novo momento na política brasileira
1/2/2025 – 19:57
3/2/2025 – 12:22
Brasília (DF) – Com 444 votos favoráveis, numa eleição histórica, o deputado Hugo Motta (PB) foi eleito o presidente da Câmara para o próximo biênio. “Assumo a presidência da Câmara dos Deputados com três compromissos: servir ao Brasil, servir ao Brasil, servir ao Brasil”, afirmou o deputado republicano, neste sábado (1º).
O mais jovem presidente da Casa defendeu o trabalho do Parlamento e ressaltou a prerrogativa que a Constituição conferiu ao Legislativo. “Os constituintes estabeleceram a corresponsabilidade e a coparticipação do governo. Portanto – e aqui cabe fazer uma importante observação do ponto de vista histórico, o Legislativo jamais avançou em nenhuma prerrogativa, no presente ou no passado presente”.
O novo presidente da Câmara ressaltou a harmonia e o respeito que devem existir entre os três poderes. “A democracia não tem dono. Democracia só é democracia se é de todos. Estaremos sempre com a democracia, pela democracia, do lado da democracia. Poderes têm a obrigação de não apenas serem independentes. Mas de zelarem pela harmonia”.
Na avaliação do republicano, não existe ditadura com Parlamento forte. Ele conclamou aos parlamentares para lutarem por democracia e lembrou que os 513 deputados da Casa são eleitos pelo povo e representam 212 milhões de brasileiros.
“O primeiro sinal de todas as ditaduras é minar e solapar todos os Parlamentos. Por isso, temos de lutar pela democracia. E não há democracia sem imprensa livre e independente. Lutamos pela harmonia e independência entre os poderes porque defendemos a democracia, lutamos pela democracia, somos frutos da democracia”.
O presidente do partido, deputado Marcos Pereira (SP), comemorou a vitória. “O Republicanos chega à presidência da Câmara. É o sétimo partido a ocupar a presidência, desde a redemocratização, e com apenas 19 anos de idade”.
Além da democracia, Hugo Motta defendeu a estabilidade econômica para chegar à estabilidade social e mais transparência nas contas públicas. “Sou a favor de uma radicalização quando falamos da transparência nas contas que são, por definição, públicas. Por que este Parlamento, responsável que é pelo orçamento, como determina a Constituição, não oferecer à sociedade uma plataforma integrada de todos os poderes? ”, questionou.
Por fim, ao afirmar que ninguém faz nada sozinho, Hugo Motta lembrou que os deputados estão juntos para convergir, dialogar, discordar, “mas acima de tudo cumprir o nosso dever com algo que está acima de nós, esta instituição e o que ela representa, o povo brasileiro, seus anseios, suas necessidades”.
Citando o deputado constituinte Ulysses Guimarães, Hugo Motta finalizou o discurso ressaltando que “muitos têm maior probabilidade de acertar do que um só”.
Saiba mais
Hoje também aconteceu a eleição dos demais parlamentares que vão compor a Mesa Diretora da Casa. Foram eleitos:
– 1ª vice-presidência: Altineu Côrtes (PL-RJ): 440 votos, 59 em branco;
– 2ª vice-presidência: Elmar Nascimento (União-BA): 427 votos, 72 em branco;
– 1ª secretaria: Carlos Veras (PT-PE): 427 votos, 72 em branco;
– 2ª secretaria: Lula da Fonte (PP-PE): 437 votos, 62 em branco;
– 3ª secretaria: Delegada Katarina (PSD-SE): 445 votos, 54 em branco;
– 4ª secretaria: Sergio Souza (MDB-PR): 432 votos, 67 em branco
Para a suplência foram eleitos
– 1º suplente, Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP), 395 votos;
– 2º suplente, Paulo Foletto (PSB-ES): 389 votos;
– 3º suplente, Dr. Victor Linhalis (Podemos-ES): 388 votos; e
– 4º suplente, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP).
Fernanda Cunha – Ascom do Republicanos na Câmara
s: Douglas Gomes