Projeto interdisciplinar de escola em Guarapari destaca conexões entre Matemática e Linguagens

Projeto interdisciplinar de escola em Guarapari destaca conexões entre Matemática e Linguagens

Estudantes vivenciaram experiências práticas, lúdicas e reflexivas que demonstraram como o raciocínio lógico se manifesta em diferentes áreas do conhecimento.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Zuleima Fortes Faria, localizada em Guarapari, concluiu o projeto interdisciplinar “Entre número e cultura: a matemática das conexões”, desenvolvido pelos professores da área de Linguagens e suas Tecnologias. A proposta teve como objetivo evidenciar que o raciocínio lógico e o pensamento matemático ultrapassam as fronteiras da área de Ciências da Natureza, estando presentes também na arte, na literatura, na linguagem verbal e não verbal, no esporte e no cotidiano.

Os estudantes apresentaram diversas produções que refletiram o processo de aprendizagem ao longo do trimestre. As turmas foram organizadas por temas e exploraram diferentes abordagens: releituras da obra O Homem que Calculava, de Malba Tahan, conexões matemáticas em práticas esportivas, arte e simetria a partir dos estudos de Leonardo da Vinci, jogos de tabuleiro criados pelos próprios alunos, além de atividades que relacionaram matemática e saúde. Também foram realizadas apresentações teatrais, produção de poemas e desafios lógicos interativos.

A professora Tatiana Martins, da disciplina de Arte, destacou o impacto da ação: “Estamos muito felizes, pois a culminância do nosso projeto foi um sucesso. Durante todo o percurso, nossos estudantes colocaram em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, por meio de pesquisas, análises e atividades que mostraram que a Matemática não está presente apenas por meio dos números, mas também no nosso dia a dia. Essa experiência reforçou que o aprendizado é uma rede de saberes interligados”.

A ação também teve como foco o trabalho em equipe, a pesquisa e a inclusão, com atenção especial aos estudantes com necessidades educacionais especiais. A professora de Língua Portuguesa, Glaúcia Nascimento Silva Fabri, ressaltou os ganhos pedagógicos da proposta: “O projeto nos tirou do contexto tradicional da Língua Portuguesa para explorarmos a Matemática. Trabalhar essa interdisciplinaridade foi um desafio, mas também uma oportunidade de crescimento coletivo. As apresentações foram diversas e bem executadas, com destaque para as encenações teatrais, produções poéticas e a abordagem de conceitos como simetria.”

“Foi uma experiência transformadora. Aprendi não apenas conteúdos teóricos, mas também habilidades práticas que levarei para a vida. A troca de ideias e o trabalho em equipe foram fundamentais para nosso crescimento pessoal e coletivo. Sou muito grata à escola por essa oportunidade”, afirmou a estudante Sara Reis Soares.

Envie sua sugestão de pauta para:

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Deborah Hemerly

dahfialho@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7706 / 3636-7707

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Escola de Afonso Cláudio realiza atividade interdisciplinar de valorização do patrimônio cultural local

Escola de Afonso Cláudio realiza atividade interdisciplinar de valorização do patrimônio cultural local

A ação envolveu estudantes da 3ª série do Ensino Médio em aula técnica sobre arte urbana e identidade regional. O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Afonso Cláudio, localizado no município de Afonso Cláudio, promoveu uma experiência educativa que uniu arte urbana, história e cidadania. A atividade fez parte do

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *