Denúncias pelo Disque-denúncia 181 de Maus-Tratos a Animais Aumentam no ES e Reforçam Ação da Polícia Civil através da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente

Denúncias pelo Disque-denúncia 181 de Maus-Tratos a Animais Aumentam no ES e Reforçam Ação da Polícia Civil através da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente

O Espírito Santo registra um avanço significativo na proteção dos animais: o número de denúncias de maus-tratos recebidas pelo Disque-Denúncia 181 aumentou de 1.328 em 2024 para 1.455 em 2025, um crescimento de quase 10%. O dado revela um cenário de maior consciência social e maior disposição da população em denunciar práticas de crueldade e abandono contra animais.

Esse aumento não ocorre por acaso. Ele é reflexo direto da intensificação do trabalho da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente da Polícia Civil do Espírito Santo, que vem reforçando a apuração de cada denúncia recebida. A atuação estratégica, com equipes especializadas e respostas rápidas, tem sido fundamental para estimular a confiança dos cidadãos e garantir que cada relato gere providências reais.

“A intensificação da verificação das denúncias anônimas recebidas através do 181 e ações investigativas da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente têm contribuído muto para aumentar o número de denúncias recebidas e têm se mostrado uma ferramenta fundamental para que a Polícia possa agir e proteger os animais”, destaca o Delegado Paulo Expedicto Amaral, responsável pelo serviço Disque-denúncia 181 do Estado do Espirito Santo.

Entre os municípios com maior número de denúncias em 2025, os dados chamam atenção para a concentração na Região Metropolitana da Grande Vitória:

Serra: 478 denúncias

Vila Velha: 379

Cariacica: 312

Colatina: 226

Cachoeiro de Itapemirim: 201

Vitória: 185

Guarapari: 166

Linhares: 79

São Mateus: 70

Viana: 65

Esses números indicam que as campanhas de conscientização, combinadas à atuação firme da Polícia Civil, estão surtindo efeito onde há maior densidade populacional. A Delegacia também ressalta que o crescimento das denúncias não representa, necessariamente, um aumento da violência, mas sim uma sociedade mais vigilante e determinada a combater os maus-tratos.

O Disque Denúncia 181 funciona 24 horas por dia, de forma gratuita e com garantia total do sigilo. A população pode denunciar anonimamente casos de abandono, violência física, negligência com alimentação, falta de cuidados veterinários, aprisionamento inadequado, entre outros.

A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente reforça que a colaboração da sociedade é essencial: “Cada ligação feita para o 181 pode salvar uma vida. E cada denúncia acolhida é mais um passo para construirmos um Espírito Santo que respeita todos os seres vivos”, destacou o delegado Leandro Piquet, Delegado Titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente.

Denuncie. Proteja. Participe. Os animais contam com você.

DISQUE-DENÚNCIA 181: PARTICIPAÇÃO CIDADÃ RESPONSÁVEL E SEGURA NO ENFRENTAMENTO À CRIMINALIDADE EM SOLO CAPIXABA!

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

Ação conjunta resulta no cumprimento de mandado de prisão em São Gabriel da Palha

Ação conjunta resulta no cumprimento de mandado de prisão em São Gabriel da Palha

Em operação integrada realizada na manhã desse domingo (17), a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia de Polícia (DP) de São Gabriel da Palha e a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), cumpriram mandado de prisão expedido pelo Poder Judiciário, resultando na captura de um indivíduo de 25 anos que se