PEC das guardas municipais no sistema de segurança pública passa pela 3ª discussão

Plenário comemora 200 anos da Confederação do Equador na segunda

O Senado fará na segunda-feira (7), às 10h, sessão especial para celebrar os 200 anos da Confederação do Equador, movimento revolucionário contra o Brasil Império iniciado em 1824 em Pernambuco. 

A homenagem atende a requerimento (RQS 239/2025) da senadora Teresa Leitão (PT-PE). Ela é presidente da comissão temporária interna que coordena as atividades comemorativas dos 200 anos da Confederação do Equador, que funcionará até o dia 17 de julho.  

Desde dezembro de 2023, quando foi instalada, a comissão já participou de diversas audiências públicas, cerimônias e encontros em Brasília e nos estados de Ceará, Pernambuco e Paraíba, que foram palco da revolução iniciada em 1824.

Neste ano, o Senado também recebeu a exposição Confederação do Equador: Uma história de luta pela cidadania, no Salão Negro do Congresso Nacional. 

História

A Confederação do Equador foi um movimento iniciado em julho de 1824, no Nordeste, contra a monarquia de Dom Pedro I e em defesa da implantação de um regime republicano (em que o chefe de Estado é eleito) e federalista (em que as funções estatais são compartilhadas com governos central e regionais). O movimento eclodiu em Pernambuco e se espalhou para as províncias vizinhas, como Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

A revolta foi reprimida pelas tropas imperiais, resultando na execução de 31 pessoas entre 1824 e 1825. Entre os condenados, estava Frei Joaquim do Amor Divino, conhecido como Frei Caneca, que se tornou um ícone revolucionário.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Compartilhe essa publicação, clicando nos botões abaixo:

Sobre Redação

Portal Direto Noticias - Imparcial, Transparente e Direto | https://diretonoticias.com.br | Notícias de Guarapari, ES e Brasil. Ative as notificações ao entrar e torne-se um seguidor. Caso prefira receber notícias por email, inscreva-se em nossa Newsletter, ou em nossas redes:

Veja Também

PEC das guardas municipais no sistema de segurança pública passa pela 3ª discussão

Governo projeta crescimento de 2,44% em 2026 e salário mínimo de R$ 1.631

O valor do salário mínimo previsto para o próximo ano é de R$ 1.631,00. O reajuste foi calculado com base na inflação mais um ganho real de 2,5%. É o que prevê o projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2026, que o governo federal entregou ao Congresso Nacional nesta sexta-feira (29). O salário mínimo